Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Mês dos Zootecnistas” realiza programação especial para profissionais da área

“Mês dos Zootecnistas” realiza programação especial para profissionais da área

publicado: 05/05/2021 15h01 última modificação: 05/05/2021 15h01
Renata Freitas

Para marcar o Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Pernambuco (CRMV-PE) em parceria com os cursos de Zootecnia das Universidades Federais do Vale do São Francisco (Univasf), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Rural de Pernambuco (UFRPE) promovem o “Mês dos Zootecnistas”. O evento tem como tema central “União e Integração” e acontecerá, semanalmente, pelo canal CRMV Pernambuco no YouTube. A programação terá início hoje (5), às 16h, e é aberta aos profissionais, estudantes e a toda a comunidade.

A programação é composta por duas palestras por semana, com a participação de profissionais, docentes e pesquisadores da área que irão abordar temas como “Caminhos da Zootecnia”, “Atuação do Zootecnista nos produtos de origem animal” e “A importância do Zootecnista para o semiárido”, entre outros. As palestras serão realizadas às quartas-feiras, sempre às 16h, durante todo o mês de maio. A programação detalhada está disonível nesse link

A professora do Colegiado de Zootecnia da Univasf Débora Carvalho, destaca que o evento visa tratar da importância da Zootecnia na produção animal e de alimentos, bem como no desenvolvimento e crescimento do semiárido. Também possibilitará, segundo ela, uma maior integração entre as instituições de ensino superior que possuem o curso de Zootecnia em Pernambuco.

Débora observa que o curso de Zootecnia está entre as graduações mais procuradas do país. “O Zootecnista é um profissional que participa ativamente e contribui para o crescimento do agronegócio brasileiro, atuando na nutrição animal, no melhoramento genético, no controle de qualidade de rações, na preservação do meio ambiente, no bem-estar animal, na tecnologia de alimentos, em serviços de fiscalização agropecuária, no ensino, na pesquisa, na extensão, entre outros”, diz a docente da Univasf.

Um dos 11 cursos de graduação criados na fundação da Univasf, em 2004, o curso de Zootecnia tem atualmente 192 estudantes matriculados e formou 140 zootecnistas ao longo desse período. A professora Débora relata que os egressos da Univasf estão atuando nas mais diversas áreas e regiões do país. “Muitos seguiram com a formação acadêmica em pós-graduações na Univasf e em outras instituições. Alguns desses ex-alunos retornaram à Univasf como servidores. Temos zootecnistas que foram trabalhar em empresas privadas em diferentes estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, outros estão atuando na área de extensão em várias cidades do interior de Pernambuco. Também temos ex-alunos ministrando aulas em escolas técnicas”, conta Débora.

Ofertado no Campus Ciências Agrárias (CCA), na zona rural de Petrolina (PE), o curso de Zootecnia da Univasf tem duração de 4 anos e meio, com uma entrada anual e turmas com 50 estudantes. Outras informações sobre o curso de Zootecnia estão disponíveis no site.

registrado em: , , ,