Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Universidade, Democracia e Política” será tema da edição de encerramento do Conversa no Insta nesta terça-feira (25)

publicado: 24/08/2020 16h18 última modificação: 24/08/2020 16h18
Renata Freitas

O Conversa no Insta, série de lives sobre temáticas ligadas à ciência e cultura realizadas como parte das atividades do projeto de extensão Conceito Chave, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará amanhã (25) sua última edição. O convidado para o encerramento do projeto será o professor do Colegiado de Engenharia Civil Telio Nobre Leite, que irá debater o tema “Universidade, Democracia e Política”. O Conversa no Insta acontecerá a partir das 18h pelo Instagram.

De acordo com o coordenador do Conversa no Insta, professor Fernando Souto, do Colegiado de Ciências Sociais, as discussões irão tratar da relação entre universidade e democracia. Também deverão fazer um balanço do período em que o professor Telio Nobre atuou como vice-reitor na gestão do reitor Julianeli Tolentino de Lima (2012/2016 e 2016/2020), em que a gestão levou a assinatura de plural e democrática. “Vamos discutir o reitorado nesses oito anos sempre fazendo um paralelo com o momento atual, em que os reitores eleitos não são necessariamente nomeados pelo governo e tentar compreender o significado disso”, diz Souto.

Telio Nobre foi eleito pelo Conselho Universitário (Conuni) para encabeçar a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC), após ter sido o vencedor da consulta informal realizada em 2019 junto à comunidade acadêmica para o Reitorado 2020/2024. Professor da Univasf desde 2004, ele é graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem doutorado em Física também pela UFPB. Atualmente, é professor Associado IV da Univasf, atua no Mestrado Profissionalizante em Rede Nacional em Ensino de Física e coordena o grupo de pesquisa Modelos Matemáticos para Covid-19 (GMC-Vasf), que acompanha por meio de modelos matemáticos o comportamento da pandemia de Covid-19 nas cidades de Petrolina e Juazeiro (BA).

Com esta 34ª edição, o Conversa no Insta encerra a série de lives iniciada em 6 de abril. A iniciativa, que faz parte das atividades do projeto de extensão Conceito Chave, foi realizada com o objetivo de fazer divulgação científica por meio da produção de conteúdo acadêmico em plataformas como YouTube e Instagram. “A ideia inicialmente era desenvolver podcasts, mas com a pandemia transformamos em lives e o projeto cumpriu seu objetivo. Abordamos uma multiplicidade de temas e chamamos pessoas inclusive do cenário nacional para discutir com a gente”, conta Souto. Passaram pelo projeto sociólogos, educadores, cineastas, jornalistas, professores da Univasf e de outras instituições de ensino, produtores culturais, profissionais de saúde que discutiram temáticas variadas, a exemplo de violência, cinema, fake news, democracia, saúde mental, gastronomia, religião, inclusão e os mitos em torno da Covid-19.

O projeto Conceito Chave conta com apoio do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura – ETC. E a série de lives Conversa no Insta acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (Profsocio). Fernando Souto ressalta que as atividades do Conversa no Insta também possibilitaram a complementação de carga horária dos discentes desses dois programas de pós-graduação. Os vídeos do Conversa no Insta estão disponíveis no Instagram e no YouTube.