Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Universidade: Uma Instituição de Ensino” é tema da Conferência de Abertura da 12ª Scientex

publicado: 26/11/2019 17h39 última modificação: 26/11/2019 17h39
Renata Freitas

A trajetória da universidade desde a idade média, as mudanças porque passaram as instituições de ensino superior no Brasil e no mundo até o momento de crise atual foram abordadas na conferência de abertura da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com a temática central “Repensando o Papel da Universidade na Conjuntura Atual”, o evento começou hoje (26), no Campus Juazeiro, e prosseguirá até quinta-feira (28). A solenidade teve início às 14h, com as boas-vindas do vice-reitor Telio Nobre Leite e dos pró-reitores de Ensino, Monica Tomé; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes; e de Extensão, Lucia Marisy.

Na conferência de abertura, a professora do Colegiado de Artes Visuais da Univasf Janedalva Pontes Gondim falou sobre o tema “Universidade: uma Instituição de Ensino” e fez um breve passeio pela evolução da Universidade desde sua criação, a relação com a Igreja, sua expansão no mundo. Ela também abordou o papel do tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação superior, bem como as novas configurações das universidades no Brasil a partir do período da redemocratização. “As Universidades ganharam espaço e amplitude em um contexto que vem exigindo muito mais das instituições de ensino superior”, disse a professora.

A participação do professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Adalton Marques na conferência de abertura da Scientex começou com o provocativo título “2019 - o Ano que não terminará?”. Ele relembrou os principais fatos que geraram a crise vivenciada pelas universidades brasileiras ao longo deste ano, com o contingenciamento orçamentário, ataques ideológicos e hostilidade às instituições e à comunidade universitária por parte do governo federal e do próprio Ministério da Educação (MEC). “O ano de 2019 chega ao final deixando muitas inseguranças para 2020”, concluiu Marques.

A programação de hoje continua até as 18h30 com as apresentações orais de trabalhos das mostras e jornadas. Até quinta-feira serão apresentados 655 trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Hoje também acontece, até as 18h, a ação “Avaliação da Aprendizagem e Feedback em Ensino”, com a participação do professor do Colegiado de Medicina de Paulo Afonso Sydney Correia Leão.

A Scientex é realizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e acontece com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).  A programação completa está disponível no site do evento. Confira também fotos e vídeos desta Scientex nas redes sociais da Univasf pelo Instagram e pelo Facebook.

registrado em: , , , ,