Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2º Prêmio CAPES Talento Universitário premia ingressantes de 2021

2º Prêmio CAPES Talento Universitário premia ingressantes de 2021

publicado: 08/02/2022 11h45 última modificação: 08/02/2022 11h45
Renata Freitas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para o 2º Prêmio CAPES Talento Universitário, uma iniciativa que visa reconhecer o desempenho de estudantes universitários com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas que ingressaram no ensino superior em 2021. A premiação ocorrerá por meio da realização de uma prova de múltipla escolha. Será concedido um prêmio individual de R$ 5 mil aos mil estudantes que alcançarem as maiores notas no exame. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 13 de fevereiro.

Os interessados devem se inscrever pelo site do 2º Prêmio CAPES Talento Universitário. Os inscritos farão uma prova com 80 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. O exame será aplicado no dia 20 março. Haverá aplicação da prova em Petrolina (PE) e nas capitais Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI), entre outras. A relação completa de cidades onde a prova será aplicada está disponível na retificação do edital. Os locais exatos de realização do exame serão divulgados a partir de 3 de março.

Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressaram na educação superior no ano letivo de 2021. É preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências de fomento à pesquisa. Mais informações e o cronograma completo estão disponíveis no Edital Nº 4/2022 da Capes, neste link.