Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro está com inscrições abertas para startups do Vale do São Francisco

publicado: 01/11/2022 12h25 última modificação: 01/11/2022 12h25
Júlia Mendes

Promover o empreendedorismo tecnológico no Nordeste, além de levar conectividade e apoiar startups no desenvolvimento de novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário. Esse é o objetivo do AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro, que será realizado no período de 16 de novembro a 7 de dezembro. A ação, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e outras instituições, está com inscrições abertas até 14 de novembro.

As startups podem realizar as inscrições pelo site do AgroNordeste Digital, onde está disponível o regulamento. O desafio é destinado às startups nacionais e estrangeiras, desde que tenham soluções que atendam aos principais obstáculos do setor agropecuário nas áreas pilotos do projeto, que são: Vale do São Francisco, em Pernambuco e Bahia; Vale do Jaguaribe, no Ceará; Vale do Açu, no Rio Grande do Norte; Oeste baiano; e Campina Grande, na Paraíba.

O projeto terá duas categorias, sendo uma regional e uma nacional. A categoria regional, denominada de “Start”, será formada exclusivamente por startups do Nordeste, que estejam em estágio inicial de desenvolvimento. Na categoria Nacional, chamada de “Up”, poderão concorrer startups nacionais ou internacionais já em funcionamento e com soluções maduras ou em vias de validação.

No período de 16 a 18 de novembro será realizada a avaliação dos projetos. No dia 21 de novembro serão divulgados os nomes das startups selecionadas e no dia 7 de dezembro haverá a grande final, com a apresentação dos pitches para a comissão julgadora. A final da categoria Up será realizada pela manhã em Campina Grande, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. A Univasf irá sediar a regional do Vale do São Francisco, na parte da tarde. O evento acontecerá no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

Segundo o organizador do AgroNordeste Digital na região do Vale do São Francisco, Daniel Costa, coordenador de Empreendedorismo e Incubação do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Univasf, o projeto incentiva a criação de novas startups, promovendo a geração de novos negócios no ecossistema de inovação do Vale do São Francisco. “A Univasf e outras instituições da região cumprem um papel fundamental no ecossistema de inovação, promovendo a ciência, tecnologia e recursos humanos qualificados, fatores fundamentais para criação de startups e negócios inovadores. O papel da Universidade na ação visa contribuir para a geração de negócios inovadores para o agronegócio da região”, destaca.

As startups premiadas receberão troféus, certificados e participarão de uma mentoria, além de receber prêmios em dinheiro. Todas as informações sobre o AgroNordeste Digital podem ser encontradas no site do projeto ou no site do MAPA