Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural do curso de “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” acontece nesta quinta-feira (18)

Notícias

Aula Inaugural do curso de “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” acontece nesta quinta-feira (18)

publicado: 17/03/2021 17h47 última modificação: 17/03/2021 17h58
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) realizarão, nesta quinta-feira (18), a Aula Inaugural do curso de Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido. A solenidade marca o início das atividades letivas da primeira turma da nova especialização ofertada pela Univasf em parceria com a FBDS, no âmbito do Projeto Rural Sustentável (PRS) Caatinga. A Aula Inaugural será transmitida ao vivo pela TV Caatinga, a partir das 19h, e é aberta a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

O evento terá a participação do vice-reitor pro tempore da Univasf, Daniel Pifano; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; do coordenador Geral do PRS Caatinga, Pedro Leitão; do presidente da FBDS, Israel Klabin; da gerente do Financiamento Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, Ana Paula Gutierrez; e do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Silveira Camargo. Também estarão presentes a coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), Márcia Bento; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), Denes Dantas Vieira.

A Aula Inaugural contará com dois palestrantes convidados. O ex-ministro do Meio Ambiente José Carlos Carvalho falará sobre o tema “A Política Florestal Brasileira e as Mudanças do Clima”. Em seguida, o diretor para Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Eduardo Mansur, abordará a temática “O Papel da Caatinga no Desenvolvimento Sustentável e nas Convenções Ambientais da ONU”.

A primeira turma da especialização em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido é formada por 150 extensionistas que atuam em 37 municípios nos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Alagoas e Sergipe. O curso será ofertado para outras duas turmas, totalizando, ao final, 375 profissionais de extensão rural qualificados em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono para atuação na Caatinga.

As aulas teóricas da primeira turma, que ocorrerão de forma remota, em sistema modular, terão início na próxima segunda-feira (22). O curso de Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido tem carga horária total de 450 horas, das quais 390 horas são de aulas teóricas e práticas e outras 60 dedicadas à elaboração da monografia. As aulas serão ministradas pelos docentes que integram o PPGADT e o PPGExR, programas de pós-graduação da Univasf que darão apoio à realização da nova especialização, sob a coordenação da Proex.

PRS Caatinga – O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa com recursos do Financiamento Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).