Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Avaliação Anual 2020 pela comunidade acadêmica foi prorrogada até 15 de novembro

publicado: 10/11/2020 12h12 última modificação: 10/11/2020 12h12
Renata Freitas

O período para preenchimento do questionário da Avaliação Anual 2020 pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi prorrogado até 15 de novembro. Todos os discentes, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) da Univasf estão aptos a participar. Esse processo de autoavaliação institucional é realizado anualmente pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o objetivo de identificar, através do olhar dos membros que compõem cada segmento da instituição, seus avanços, demandas, potencialidades e fraquezas, contribuindo para a adoção de medidas que possibilitem a melhoria da educação superior em suas diversas dimensões.

Este ano, até o momento, apenas cerca de 180 pessoas responderam o questionário, de um universo com aproximadamente 8,2 mil membros que formam a comunidade acadêmica, entre discentes e servidores. “Essa baixa adesão à Avaliação Anual 2020 terá um impacto direto na avaliação da Universidade e dos cursos perante o Ministério da Educação. As respostas registradas até agora representam o discurso de uma parcela muito pequena da nossa Universidade”, diz a presidente da CPA, Michelle Christini Araújo Vieira.

A participação de discentes e servidores ocorre por meio do preenchimento de um questionário online. Para respondê-lo é necessário informar como Token de acesso o número de CPF (sem pontos ou traços) precedido pelo código da categoria à qual a pessoa pertence, como segue: DI para discentes; DO para docentes; e TA para técnicos administrativos. As instruções de acesso também estão disponíveis no site da CPA.

As informações obtidas a partir das respostas ao questionário irão compor o Relatório da Comissão Própria de Avaliação, elaborado pela CPA anualmente e encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), no mês de março. No Relatório anual de 2020, que se refere ao período de janeiro a dezembro de 2019, estão registradas as ações da CPA da Univasf, resultados, análises e apontamentos sobre as fragilidades institucionais, gerados pelo processo avaliativo, assim como as propostas de melhorias que podem contribuir para o desenvolvimento da universidade. Todos os relatórios da CPA estão disponíveis no site da Comissão.

O processo de autoavaliação das Instituições de Ensino Superior baseia-se nas orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei Nº 10.861/2004. Os resultados dos processos de avaliação institucional são referencial básico para os procedimentos de regulação e supervisão da educação superior, a exemplo de credenciamento e renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação. A autoavaliação integra, junto com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as avaliações externas in loco, a tríade que avalia a atuação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.