Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Banca de defesa para promoção docente à classe de Professor Titular acontece nesta sexta-feira (17)

Notícias

Banca de defesa para promoção docente à classe de Professor Titular acontece nesta sexta-feira (17)

publicado: 15/09/2021 17h31 última modificação: 16/09/2021 09h24
Renata Freitas

Mais uma sessão pública de defesa para promoção à classe de professor titular será realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A professora Carmem Sueze Silva Miranda, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb), irá apresentar memorial acadêmico nesta sexta-feira (17). A banca acontecerá pelo Google Meet, com transmissão pelo canal CPPD - Univasf no YouTube, a partir das 8h30. O evento é aberto a toda a comunidade.

A comissão especial de avaliação da professora Carmem será composta pelos docentes Lucia Helena Cunha dos Anjos, da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); José Frutuoso do Vale Júnior, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); e Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Serão suplentes na banca da professora Carmem os docentes João José Granate de Sá e Melo Marques, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e Luiz Fernando Spinelli Pinto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015  e N° 11/2019  do Conuni da Univasf.