Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus São Raimundo Nonato sediou Aula Magna do semestre 2016.2 e Aula Inaugural de Antropologia

Notícias

Campus São Raimundo Nonato sediou Aula Magna do semestre 2016.2 e Aula Inaugural de Antropologia

publicado: 22/09/2016 17h49 última modificação: 23/09/2016 08h46

A Aula Magna proferida pela arqueóloga e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon, no Campus São Raimundo Nonato (PI), deu início às atividades do semestre letivo 2016.2 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento aconteceu na noite da última segunda-feira (19), no auditório do Campus, que estava repleto de estudantes e servidores da Univasf. Estiveram presentes à solenidade o reitor Julianeli Tolentino de Lima e os pró-reitores de Ensino, Monica Tomé; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes; de Extensão, Lucia Marisy; e de Assistência Estudantil, Márcia Medeiros. 

A cerimônia começou com uma apresentação cultural da Orquestra Mirim Acordes do Campestre, composta por crianças e adolescentes da região de São Raimundo Nonato, que apresentou um repertório com canções nordestinas. Em seguida, Niède Guidon apresentou a Aula Magna, intitulada “A Univasf e a Serra da Capivara”. Durante a palestra, ela abordou a importância da Univasf para a região de São Raimundo Nonato. 

“A região é rica, com uma grande possibilidade de desenvolvimento e a Univasf aqui completa este quadro”, disse. Niède também ressaltou que o novo curso de graduação em Antropologia, ofertado no Campus, veio completar o leque de cursos composto por Arqueologia e Preservação Patrimonial e Ciências da Natureza, já existentes. Ela destacou ainda o grande potencial para desenvolver novos estudos nestas áreas, já que a região oferece vasto campo de pesquisa. 

Aula Inaugural - Em clima de emoção e novamente com auditório cheio, foi realizada na terça-feira (20) pela manhã, a Aula Inaugural do Curso de Antropologia. A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo reitor Julianeli Tolentino; pela pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; pelo coordenador do curso, Rui Harayama, pelo estudante Emanuel dos Santos, representando os estudantes e pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Guilherme Sá, que proferiu a palestra. O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso Batista, representou o governador do Estado. 

O representante dos alunos Emanuel dos Santos disse que está feliz e entusiasmado em iniciar a graduação no novo curso da Univasf. E o coordenador do curso, Rui Harayama, deu as boas-vindas aos novos alunos, num discurso emocionado. Ele também destacou a alta qualificação do corpo docente e disse que o curso é importante para o desenvolvimento da região. 

O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, destacou que este é o primeiro curso de Antropologia ofertado no Piauí. “Será de grande importância, porque irá atrair pessoas de outras localidades para morar aqui em virtude do curso, o que consequentemente contribuirá para o desenvolvimento regional”, ressaltou. 

Na Aula Inaugural, o professor Guilherme Sá proferiu a palestra de tema “A nova gestão da natureza: antropologia de um projeto de renaturalização”. Ele apresentou os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Vale do Côa em Portugal, onde houve um projeto de renaturalização da região. Ao final da palestra, a plateia participou do debate com a formulação de várias questões pertinentes ao assunto apresentado e à realidade encontrada na região de São Raimundo Nonato.