Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cena na Serra reinicia amanhã (16) exibições cinematográficas em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 15/01/2020 12h18 última modificação: 15/01/2020 12h18
Layla Shasta

O projeto de extensão “Cena na Serra – Cinema em Ação”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), retorna com as atividades da temporada 2019.2 a partir de amanhã (16).  Em sua primeira sessão cinematográfica de 2020, a ação irá exibir o filme “Uma noite de 12 anos”, do diretor Álvaro Brechner. A apresentação será às 19h, no Núcleo de Extensão do Campus Serra da Capivara, localizado no Centro da cidade de São Raimundo Nonato (PI). A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

“Uma noite de 12 anos” retrata o período em que o ex-presidente uruguaio José Mujica (Antonio de la Torre) e os colegas Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort), militantes dos “Tupamaros”, passaram aprisionados durante a ditadura militar do Uruguai, que durou de 1973 a 1985. Em sua narrativa, o longa-metragem apresenta a busca do trio por meios de sobreviver às tortura e, principalmente, ao encarceramento e isolamento da sociedade.

Cena na Serra – Coordenado pela professora do Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, Natacha Leal, o projeto promove um cineclube com exibições quinzenais de produções audiovisuais brasileiras, visando promover a cultura cinematográfica para a população de São Raimundo Nonato. Após as exibições são realizados debates sobre as temáticas das obras. Os filmes apresentados são distribuídos pela Vitrine Filmes, que concedeu parte do seu acervo para exibição no projeto.