Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo Internacional de Palestras do Gipeef promove lives sobre qualidade de vida e inclusão de pessoas com deficiência

publicado: 24/05/2021 13h31 última modificação: 24/05/2021 13h31
Renata Freitas

O Ciclo Internacional de Palestras do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará duas lives esta semana. A primeira acontecerá hoje (24) e a segunda será na quarta-feira (26), pelo canal do Gipeef no YouTube. As palestras irão abordar temáticas relacionadas à qualidade de vida em tempos de pandemia e à inclusão de pessoas com deficiência, sob a análise das representações sociais.

A palestra desta segunda-feira (24) terá como tema “Atividade física e qualidade de vida em tempos de pandemia Covid-19” e será ministrada pelo professor Jorge Mota, do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (Ciafel) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), em Portugal. O evento começará às 17h.

Na quarta-feira (26), o Ciclo Internacional de Palestras discutirá “Capacitismo e barreiras atitudinais em relação às pessoas com deficiência: uma análise das representações sociais”. A palestrante convidada desta edição será a professora Fernanda Araújo, da Uninassau. O debate terá início às 17h30.

As palestras do Ciclo Internacional de Palestras do Gipeef são abertas à participação de todos os interessados. As inscrições para as atividades acontecem na hora de cada evento, em link disponibilizado na descrição das lives. Há emissão de certificado de duas horas aos participantes.

Ciclo Internacional de Palestras – A realização do Ciclo Internacional de Palestras conta com parcerias com pesquisadores de todo o Brasil e de universidades como, Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, ambas em Portugal, Universidad Autónoma del Estado de México, Universidad de Sevilla, Universidad de Castilla – La Mancha, ambas na Espanha, Università di Bologna, na Itália, além de outras instituições destes países e, ainda, da França. Com a realização de palestras semanais, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa e extensão sobre temas como qualidade de vida e representações sociais, priorizando estudar a população em sua diversidade. Mais informações sobre as palestras e as atividades do grupo podem ser encontradas no Instagram e no site do Gipeef, que é vinculado ao curso de Educação Física e aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Univasf.