Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência online “Quarenteners Lovers” abordará namoro e paquera em tempos de distanciamento social

publicado: 09/06/2020 16h33 última modificação: 09/06/2020 16h33
Layla Shasta

Com a exigência de distanciamento social para impedir a proliferação da doença Covid-19, jovens casais têm enfrentado grandes mudanças no cotidiano e, com os encontros presenciais suspensos, as paqueras dos solteiros também estão um tanto diferentes do usual. Pensando nisso, no dia 11 de junho, véspera do dia dos namorados, a Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai promover uma conferência online com os estudantes sobre relacionamentos amorosos em tempos de pandemia e a virtualização destas relações. O encontro Quarenteners Lovers faz parte do projeto Unir sem Reunir, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade, e será realizado por meio da plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), às 15h.

Para participar, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço coordenacaopedagogica@univasf.edu.br, informando nome, curso e o campus de origem. Ao todo, há 50 vagas disponíveis e os inscritos receberão por e-mail o link para acessar a conferência. O evento será uma roda de conversa online, mediada pela coordenadora pedagógica da Univasf Danielle Dantas, que irá abordar temáticas como a dinâmica dos relacionamentos ao longo da história e como se adaptar ao novo contexto de paqueras e relacionamentos virtuais, abrindo o debate para todos os participantes compartilharem opiniões e experiências.

“A expectativa é que seja algo leve, divertido e prazeroso, que possamos deixar um pouco de lado os problemas, medos e angústias deste momento e refletir sobre as mudanças e expectativas do universo amoroso”, afirma Danielle. A coordenadora aponta, ainda, que discutir a temática abordada no Quarenteners Lovers é importante, pois atualmente os relacionamentos estão cada vez mais virtuais e devemos compreender melhor esta realidade. “As relações já estão virtualizadas há muito tempo e se as pessoas não se derem conta de que esta é uma tendência crescente, há o risco de se tornarem mais solitárias e angustiadas, por desejarem viver em um mundo que não existe mais”, diz.

O projeto “Unir sem Reunir” tem o objetivo de proporcionar momentos de compartilhamento de informações e suporte emocional para a comunidade durante o período de quarentena. Iniciada pelo Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), através da psicóloga Natália Serafim, a ação foi ampliada pela Coordenação Pedagógica da Univasf para abranger a comunidade acadêmica de todos os campi.