Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conteúdo educacional da Univasf é disponibilizado no Canal das Universidades como parte das ações contra a Covid-19

publicado: 17/04/2020 16h57 última modificação: 17/04/2020 16h57
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está presente, junto com outras 11 Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia, no Canal das Universidades, uma plataforma colaborativa que reúne conteúdos educacionais, lançada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), no último dia 2 de abril. No canal, a Univasf disponibiliza para toda a comunidade cursos de extensão online ofertados pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e produções da TV Caatinga que abordam assuntos relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

O canal colaborativo é uma iniciativa da Secretaria de Educação da Bahia e integra o conjunto de ações realizadas pelo governo estadual para minimizar o impacto da pandemia. As 12 instituições de ensino disponibilizam pelo canal uma série de conteúdos educacionais que contribuem para a formação e o conhecimento dos estudantes da educação básica e do ensino superior e também de profissionais da área de educação. Estão disponíveis cursos, videoaulas, cartilhas, oficinas, exposição virtual, vídeos e programas de TV, entre outras ações.

O superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação da Bahia, Marcius Gomes, ressalta que o projeto visa ofertar a estudantes da educação básica e do ensino superior e também aos profissionais da área de educação, conteúdo de qualidade elaborado no âmbito das instituições públicas de ensino superior. “É uma forma de mobilizar as universidades e também de manter os estudantes e os profissionais de educação próximos do processo de aprendizagem mesmo durante o período de suspensão das atividades letivas presenciais”, afirma. Gomes destaca ainda que o Canal das Universidades visa fortalecer o papel das Instituições Públicas de Ensino Superior nas ações educativas de combate à Covid-19 no estado da Bahia.

Segundo o professor Ricardo Duarte, que representou a Univasf na comissão organizadora do Canal das Universidades como secretário de Educação a Distância, a iniciativa é importante e contribui para disseminar o conhecimento produzido no âmbito das universidades públicas. “A plataforma de educação montada pelo governo da Bahia, com o apoio das instituições de ensino superior públicas do estado, é um excelente canal de difusão de conhecimento e informações. A plataforma disponibiliza, num único lugar, os cursos livres e abertos dessas instituições", observa.

A SEaD da Univasf oferta, pela plataforma os cursos Básico de Espanhol e Espanhol para Negócios e o curso de Atividades Circenses para Educação. Todos são abertos e já disponíveis para acesso da comunidade em geral na página da SEaD.

Para a coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga, Fabíola Moura, a plataforma colaborativa contribui para ampliar a visibilidade das ações educativas que vêm sendo realizadas pela Universidade. “Nós, como TV Universitária da Univasf, temos a importante missão de divulgar informações claras e precisas para a população sobre esse período de pandemia do novo coronavírus, além de dar visibilidade às ações da Universidade para prevenir e combater a doença. Plataformas que multiplicam essas ações são essenciais para dar visibilidade a esses conteúdos”, comenta.

No Canal das Universidades, há três vídeos produzidos pela TV que abordam o risco do uso incorreto de luvas pela população em geral, os cuidados com a automedicação e como conciliar o trabalho remoto e as atividades escolares das crianças em casa durante o isolamento social. Os três vídeos têm a participação de professores da Univasf. A ideia, segundo Fabíola, é disponibilizar outras produções da TV Caatinga pela plataforma colaborativa do IAT. Toda a produção da TV Caatinga sobre a pandemia da Covid-19 pode ser acessada no site da TV.