Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Contra proliferação de novo coronavírus, Siass da Univasf realiza monitoramento e acompanhamento de servidores

publicado: 14/05/2020 14h56 última modificação: 14/05/2020 14h56
Layla Shasta

Com o objetivo de identificar casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 entre os servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Universidade, através da equipe de Vigilância em Saúde, iniciou um serviço de monitoramento e acompanhamento remoto dos servidores. O grupo busca acompanhar pessoas com sintomas e promover orientações e levantamentos epidemiológicos, além de alertar às pessoas que possam ter tido contato com casos suspeitos ou confirmados da doença, para que redobrem os cuidados de saúde.

Os servidores com sintomas configurados como suspeitos ou confirmados para Covid-19, bem como os que sentirem sintomas de gripe, retornaram de viagens recentemente ou tiveram contato com pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, podem entrar em contato com a equipe de Vigilância em Saúde através do e-mail: covidsiass@univasf.edu.br, sendo garantido o sigilo das informações fornecidas.

Até o momento, foram monitorados 33 profissionais e, entre eles, não há casos confirmados da doença. Ao todo, nove funcionários da Univasf apresentaram sintomas de síndrome gripal, dois apresentaram sintomas não relacionados à Covid-19 e 22 retornaram de viagens a locais com transmissão comunitária, mas não apresentaram sintomas. Deste número de servidores, dois fizeram teste para a Covid-19 e obtiveram resultado negativo.

Através deste serviço, o Siass visa contribuir com a identificação de casos e rastreamento de contatos, promovendo controle e enfrentamento da pandemia. As orientações fornecidas aos servidores são pensadas de acordo com cada situação relatada durante o monitoramento e toda a ação segue as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.