Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conversa no Insta de hoje (28) debate “Cinema, sertões e poesia” com Lírio Ferreira

publicado: 28/07/2020 15h26 última modificação: 28/07/2020 15h26
Renata Freitas

O projeto de extensão Conceito Chave, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará hoje (28) a 30ª edição do Conversa no Insta, uma série de lives com entrevistas sobre ciência e cultura. O convidado desta edição será o diretor de cinema pernambucano Lírio Ferreira, que entre outras obras dirigiu “O Baile Perfumado”. Ele irá falar sobre “Cinema, sertões e poesia”, a partir das 18h, pelo Instagram.

O coordenador do projeto, professor Fernando Souto, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, lembra que a live acontece na data de aniversário da morte de Lampião e também na mesma data de lançamento do filme O Baile Perfumado, que também contou com direção do cineasta Paulo Caldas. Souto diz que a entrevista tratará do sertão em cinema e poesia. “Essa será uma das lives que terá o sertão como tema. O que é o sertão? Como encontramos no sertão poesia? Quais imagens vêm à nossa cabeça quando pensarmos no sertão? Como o sertão é visto pelo nosso convidado, roteirista e diretor de cinema, Lírio Ferreira?”, revela.

Lívio Ferreira também dirigiu Árido Movie (2005), O Homem Que Engarrafava Nuvens (2009) e Acqua Movie (2017), entre outros, e no momento tem a série Ouro Velho, Mundo Novo, realizada em parceria com Cláudio Assis, em exibição no Canal Brasil. Esta série trata sobre a poesia do sertão. “Devemos conversar sobre a poesia sertaneja, sobretudo a que desliza suave pelas águas do Rio Pajeú. Território fértil da sabedoria. Essa sabedoria vista através de um olhar afetuoso e sincero. Falar de poesia é vital para manter nosso espírito em suspensão face às agruras desse momento onde temos tentado sobreviver ao vírus e ao verme”, diz Ferreira sobre sua participação no Conversa no Insta de hoje.

O Conversa no Insta faz parte de um projeto de extensão Conceito Chave, que visa produzir conteúdo acadêmico em plataformas como o YouTube, Instagram e também podcast com o fim de fazer divulgação científica. É voltado para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral para promover uma ponte entre a universidade e a sociedade. O Conceito Chave conta com apoio do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura – ETC. E a série de lives Conversa no Insta acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (Profsocio).

O coordenador do projeto ressalta que a iniciativa visa “mostrar o que se faz na universidade para o público externo e trazer temas relevantes como cinema, culinária etc para serem vistos pelo mundo acadêmico, porque são temas relevantes, academicamente falando. E por isso são importantes para que possamos também nos apropriar deles, mostrando as conexões entre cada tema com a educação, com as relações de poder, com a política e com a cultura”, observa Souto.

As lives tiveram início em 6 de abril e desde então já foram discutidas diversas temáticas de grande relevância. “Discutimos mulheres (o lugar da mulher na sociedade, violência contra mulher, mulheres no cinema, mulheres negras etc); discutimos sobre política cultural e cinema com acadêmicos, produtores de cinema e cineastas; falamos sobre racismo; sobre drogas, emprego e renda; Covid-19; política, democracia e religião, por exemplo”, conclui o coordenador do projeto.

registrado em: , , , ,