Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conversa no Insta debate relações entre “Educação, Música e Inclusão”

Conversa no Insta debate relações entre “Educação, Música e Inclusão”

publicado: 11/08/2020 16h38 última modificação: 11/08/2020 16h38
Renata Freitas

O tema “Educação, Música e Inclusão” estará em debate hoje (11) durante a live do Conversa no Insta, que integra as atividades do projeto de extensão Conceito Chave, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento online receberá o músico e pedagogo Paulo Henrique Pontes Ferreira, coordenador dos projetos Música dos Sentidos e O Som do Coração com alunos com múltiplas deficiências. A live será realizada a partir das 18h, pelo Instagram.

Paulo Ferreira é professor no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Garanhuns (CAEEG-Lions Clube), em Garanhuns (PE), e no Centro de Atendimento Integral a Pessoas com Deficiência Judite Medeiros (CAIPD), em São Bento do Una (PE). Há 6 anos, ele desenvolve metodologias de ensino aprendizagem com alunos com deficiência e durante a live irá falar sobre sua experiência. “A gente aprende muito mais do que tenta ensinar a uma pessoa com deficiência, porque a pessoa com deficiência tem uma outra visão do mundo”, afirma.

O professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Fernando Souto, coordenador do projeto, comenta que é de grande relevância promover a aproximação entre o ambiente acadêmico e professores que desenvolvem metodologias exitosas de ensino. “Essa relação entre educação, música e inclusão dá muito o que pensar e refletir, porque trabalhar com música, com criança é trabalhar com afeto e afeto ajuda a incluir”, diz. Para Souto, também no ambiente da universidade deve haver afeto para que ocorra o envolvimento de toda a comunidade nas ações de pesquisa e extensão, além do ensino de sala de aula.

Conversa no Insta – A iniciativa integra o escopo do projeto de extensão Conceito Chave, que tem o objetivo de fazer divulgação científica por meio da produção de conteúdo acadêmico em plataformas como YouTube e Instagram. O Conversa no Insta está em sua 32ª edição e é voltado à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. As lives tiveram início em 6 de abril e desde então já foram discutidas temáticas variadas, a exemplo de gastronomia, violência, cinema, fake news, democracia, saúde mental, religião e até os mitos em torno da Covid-19 já foram tema de uma edição. Os vídeos estão disponíveis no Instagram e no YouTube.

O projeto Conceito Chave conta com apoio do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura – ETC. E a série de lives Conversa no Insta acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (Profsocio).