Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Engenharia Agronômica da Univasf comemora 10 anos

Curso de Engenharia Agronômica da Univasf comemora 10 anos

publicado: 08/08/2019 13h08 última modificação: 09/08/2019 08h11
Layla Shasta

O curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está completando a primeira década de existência e atividades acadêmicas. Em comemoração aos 10 anos, o colegiado acadêmico do curso está promovendo uma série de eventos que serão realizados até sexta-feira (9), no Campus Ciências Agrárias (CCA). Plantio de árvores, homenagem a docentes, palestras e debates são algumas das atividades que integram a semana comemorativa.

Como parte das atividades festivas, foi realizado ontem (7) um plantio de árvores no CCA

A programação de hoje (8) conta com a  inauguração de uma placa em homenagem ao professor Hélio Leandro Lopes, que acontece às 13h, no Bloco Profissionalizante do CCA, localizado na zona rural de Petrolina (PE). O professor Hélio Lopes integrou o Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf e faleceu no ano de 2013. O docente ingressou na Universidade em 2006 e foi responsável pela formação do laboratório de Topografia e Geoprocessamento, entre outras ações. A solenidade de descerramento da placa terá depoimentos de professores amigos de Lopes.

Amanhã (9), a partir das 9h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), será realizada uma palestra sobre a história do curso. Em seguida e durante toda a tarde, haverá quatro mesas redondas que terão a participação de estudantes egressos, que irão tratar de suas vivências após concluírem a graduação, como a inserção em diferentes mercados de trabalho e o ingresso em cursos de pós-graduação. No final da tarde, o professor Manoel Abílio, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) irá ministrar palestra sobre a “Evolução da Agricultura no Vale do São Francisco e perspectivas para os próximos 10 anos”.

Ao longo desta semana, aconteceram outras atividades em comemoração ao primeiro decênio, entre as quais um almoço musical, que foi realizado no Restaurante Universitário, na segunda-feira (5), e o plantio de árvores, no Bloco de Colegiados do CCA, que ocorreu ontem (7). A programação será encerrada amanhã (8) à noite, com um jantar comemorativo.

Um almoço musical foi realizado no Restaurante Universitário

A professora Elísia Carmem Gonçalves Bastos, segunda docente mais antiga do Colegiado de Engenharia Agronômica, destaca que atingir a marca de 10 anos representa uma vitória. “Quando começamos tivemos um sonho”, lembra. Segundo Elísia, o sonho se tornou realidade mediante muita luta de toda a comunidade acadêmica.

Para ela, o bacharelado “forma estudantes para o mundo” e os discentes da Univasf adquirem uma visão ampla sobre a atuação profissional na área de Agronomia. Elísia frisa que nestes 10 anos houve muitas conquistas, como a implantação de diversos laboratórios, mas assegura que o verdadeiro ponto alto da história do curso é a própria formação dos discentes. “Ter formado estudantes e eles estarem no mercado de trabalho é uma satisfação”, diz.

De acordo com o coordenador do Colegiado de Engenharia Agronômica, professor Bruno Coutinho Moreira, o curso tem, atualmente, 338 estudantes matriculados e 28 professores em seu quadro docente. Segundo a Secretaria de Registro e Controle Acadêmica (SRCA) da Univasf, nesta primeira década do curso, 109 discentes se graduaram em Engenharia Agronômica. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site.