Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente de Engenharia Elétrica é promovido à classe de professor titular

Docente de Engenharia Elétrica é promovido à classe de professor titular

publicado: 24/11/2022 12h29 última modificação: 24/11/2022 12h38
Renata Freitas

O docente Rodrigo Pereira Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel), é o mais novo professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O professor defendeu seu memorial acadêmico no último dia 28 de outubro em sessão pública realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e transmitida pelo canal CPPD - Univasf no YouTube.

Participaram da comissão especial de avaliação do professor Rodrigo Ramos os docentes Carlos Roberto Minussi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Carlos Alberto Kamienski, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Cecílio José Lins Pimentel, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Jés de Jesus Fiais Cerqueira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Getúlio Antero de Deus Junior, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Além de docente do Cenel desde 2008, o professor Rodrigo Ramos é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde Biológicas (PPGCSB). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE), ele fez mestrado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ramos iniciou sua carreira no magistério superior em 2006, como integrante da primeira turma de docentes da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André (SP), no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT).

O docente, que desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de energia, processamento de imagens, Inteligência Artificial e saúde, já orientou diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e dissertações de mestrado, além de ter atuado como coorientador de teses de doutorado em programas de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Unicamp. O docente é um dos inventores de uma das patentes já concedidas à Univasf pelo desenvolvimento de um dispositivo eletrônico de monitoramento de batimentos cardíacos e temperatura do pelame de animais de produção. Ao longo de sua carreira, Ramos também atuou como coordenador do Cenel e do PPGCSB e participou de várias comissões de trabalho na Instituição.

Com a promoção à classe de titular, o professor Rodrigo Ramos, natural de Caruaru (PE), pretende fortalecer ainda mais sua atuação em pesquisa, consolidando e estabelecendo parcerias com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior, e contribuir para a criação de uma pós-graduação em Engenharia Elétrica. Para ele, esta nova etapa na carreira docente indica maturidade profissional e traz novos desafios. “Quero me dedicar ainda mais ao desenvolvimento de projetos que possibilitem melhorias na vida das pessoas e tragam benefícios à sociedade, especialmente na nossa região. Acredito que isso só pode ser alcançado pela Ciência e pelo conhecimento”, afirma.

Esta foi a terceira banca de promoção à classe de professor titular realizada pela CPPD em 2022. No total, até o momento, a Univasf conta com 16 professores titulares em seu quadro docente.