Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Colegiado de Engenharia de Produção é a mais nova professora titular da Univasf

publicado: 05/11/2021 15h13 última modificação: 05/11/2021 15h13
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem mais uma docente promovida à classe de professora titular. A docente Vivianni Marques Leite dos Santos, do Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD), defendeu seu memorial acadêmico na última quarta-feira (3) e tornou-se a primeira em seu colegiado a alcançar a classe de titular. A sessão pública de defesa, realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), foi transmitida pelo canal CPPD - Univasf, no YouTube.

Participaram da comissão especial de avaliação da professora Vivianni os docentes Sergio de Paula Machado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ricardo Luiz Longo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O professor Florival Rodrigues de Carvalho, da UFPE, participou como suplente.

Para a professora Vivianni, que ingressou na Univasf no primeiro concurso docente, chegar à classe de titular representa alcançar um reconhecimento de destaque na sua atuação profissional. “Significa que atingi um novo patamar, conforme foi destacado pelo presidente da banca, o grau máximo na carreira, com contribuição científica e de desenvolvimento relevantes. Trata-se de um momento emocionante para o docente do ponto de vista profissional e pessoal”, revela.

Ela fez graduação e mestrado em Engenharia Química, e doutorado em Química Fundamental, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do CPROD, no Campus Juazeiro (BA), Vivianni integra ainda o quadro docente dos Programas de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT). Também já atuou em gestão, exercendo os cargos de coordenadora de curso de graduação e de mestrado. Foi coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univasf e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI).

Autora de 61 artigos em periódicos, com 11 depósitos de patentes, seis registros de programa de computador, 105 artigos em anais de eventos e 77 orientações concluídas, entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na graduação, especialização, mestrado e doutorado, a docente aposta num crescimento dessa produção nos próximos anos. “Com a maturidade que tenho hoje a tendência será ampliar a produção qualificada, tanto na pesquisa como na extensão e inovação”, afirma.