Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois docentes da Univasf são promovidos à classe de professor titular

Dois docentes da Univasf são promovidos à classe de professor titular

publicado: 16/11/2020 17h46 última modificação: 17/11/2020 09h50
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem mais dois professores promovidos à classe de professor titular, após as bancas de defesa de memorial. Entre os docentes promovidos está a professora Adriana Mayumi Yano de Melo, do Colegiado de Zootecnia, primeira mulher a alcançar o topo da carreira docente na Instituição. Também foi aprovado para a classe de titular o professor Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica. As defesas de memorial  dos docentes aconteceram em outubro, pela RNP.

Professora da Univasf desde 2006, Adriana Mayumi tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Criptógamos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciências Biológicas, também pela UFPE. Além do curso de Zootecnia, ela é docente permanente da Pós-Graduação em Agronomia/Produção Vegetal da Univasf e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Fungos, da UFPE.

Ela conta que o percurso que a levou até a defesa do memorial lhe possibilitou reviver os vários acontecimentos que nortearam seu caminho, permitindo também uma reavaliação de suas expectativas. “Ser professora titular significa trabalhar numa nova perspectiva, sem a expectativa de ascensão na carreira, mas com motivação para trabalhar por aquilo que faz nossos olhos brilharem”, ressalta.

E parafraseando a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, em seu discurso após a vitória na recente eleição americana, Adriana disse se sentir honrada em ser a primeira professora titular da Univasf. “Nossa instituição tem em seu quadro muitas mulheres batalhadoras e competentes nas atividades que se envolvem e em breve também alcançarão a categoria de titular. E, como discursou Kamala Harris: ‘...embora seja a primeira mulher neste posto, não serei a última’”, destaca a docente, que entre 2014 e 2020, também atuou como Diretora de Programas Especiais de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

O professor Helinando Pequeno de Oliveira foi aprovado no primeiro concurso docente para a Univasf, em 2004. Ele é graduado em Engenharia Eletrônica pela UFPE, mestre e doutor em Física, também pela UFPE, e fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Decano do Colegiado de Engenharia Elétrica, Oliveira também é o fundador da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, primeira pós-graduação da Univasf, a qual ele coordenou entre 2007 e 2011. Oliveira foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, de 2012 a 2016.

Coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo), Helinando de Oliveira compartilha do sentimento de Adriana Mayumi sobre a importância da defesa de memorial. “É um momento único e importante, porque permite que uma prestação de contas de toda a nossa carreira vasculhe emocionalmente nossa vida profissional, nos levando a reavaliar rumos e traçar novas metas”, afirma.

O docente se dedica a pesquisas com ênfase em propriedades elétricas de sistemas coloidais, polímeros condutores e nanoestruturas orgânicas com aplicações em sensores, supercapacitores e células combustível biológicas, atuando principalmente nas áreas de espectroscopia de impedância, polímeros condutores e microemulsões, áreas nas quais pretende continuar atuando. “Torço para que as instituições e as fundações de amparo à pequisa continuem investindo na pesquisa brasileira. Temos grandes problemas a enfrentar, como a fome, a desigualdade e o acesso à Universidade, e a ciência precisa ser protagonista em todos eles”, ressalta Oliveira.