Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressa da Univasf recebe prêmio internacional por trabalho sobre saúde mental de médicos veterinários

publicado: 02/12/2020 11h02 última modificação: 02/12/2020 11h02
Layla Shasta

Carina Rodrigues foi premiada no evento internacional Global One Health Day Conference

O artigo é fruto da dissertação de mestrado intitulada “Saúde mental e habilidades sociais de médicos veterinários residentes no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil - Dados preliminares”, apresentada este ano por Carina, sob orientação do professor Alexandre Redson Soares. O trabalho foi um dos escolhidos no Global One Health Day para competir no GOHI Student, um concurso destinado a estudantes, pós-doutores e investigadores em início de carreira. Ao todo, competiram dez artigos de diferentes categorias e o estudo da médica veterinária, categorizado em "Ciência da Capacitação e Implementação em Saúde", conquistou posição de destaque, entre os três melhores produtos, que foram reconhecidos no discurso de encerramento da conferência e receberão um certificado de menção honrosa.

Considerado pioneiro no Brasil, o estudo investiga a existência de uma alta taxa de suicídio entre médicos veterinários. De acordo com a pesquisadora, também graduada pela Univasf, muitos estudos realizados em diferentes países apontam que os médicos veterinários têm uma taxa de suicídio, pelo menos, duas vezes maior que a da população em geral, o que, segundo ela, não é diferente no Brasil. A pesquisa, então, buscou explicações para estes números através de uma análise com residentes multiprofissionais de uma instituição do estado de Pernambuco.

“Percebemos que os residentes apresentaram baixa saúde mental, com elevadas taxas de ansiedade, depressão e síndrome de Burnout – distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema vinculada ao trabalho de um indivíduo – relacionados, principalmente, à falta de habilidades sociais”, conta Carina, sobre os resultados de sua investigação. Estas informações poderão servir para a produção de novas investigações sobre o tema, que ainda é novo no país, e, principalmente, para que instituições acadêmicas e hospitais públicos e privados foquem em melhorias na parte estrutural e, mais ainda, nas relações interpessoais e hierárquicas de seus espaços, bem como na implementação de estratégias de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio dos profissionais da área de Medicina Veterinária.

A conferência bienal Global One Health Day reúne trabalhos multidisciplinares localmente, nacionalmente e internacionalmente para abordar a propagação de doenças, promover a saúde e enfatizar a conexão entre humanos, animais, plantas e seu ambiente compartilhado. Na última edição, foi realizada uma sessão de pôster virtual para compartilhar atividades oportunas de pesquisa e envolvimento da One Health. Os pôsteres foram apresentados virtualmente por meio da plataforma Zoom, bem como as avaliações dos trabalhos.

Segundo Carina Rodrigues, receber a premiação no evento significou a confirmação de estar no caminho certo. “Muitas vezes achei que tinha tomado a decisão errada em trabalhar com uma área totalmente diferente da Medicina Veterinária, afinal meu trabalho foi dentro da Psicologia. Mas, a minha vontade de fazer acontecer e ir até o fim foi muito grande. Foi difícil chegar até aqui, mas hoje vejo que valeu muito a pena, principalmente por contribuir de alguma forma para a prevenção do suicídio de nossos colegas de profissão”, afirma.