Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresas Juniores da Univasf criam Núcleo para incentivar empreendedorismo entre os estudantes

publicado: 01/08/2017 17h26 última modificação: 01/08/2017 17h26
Mônica Santos
Juciane Aleixo O NEJ – Vale foi criado para representar e apoiar as Empresas Juniores de Petrolina e Juazeiro

Empresas Juniores (EJs) são associações sem fins lucrativos, geridas por estudantes que buscam, com a elaboração de projetos em suas áreas de formação, fomentar a prática e aproximar a academia do mercado de trabalho. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conta com seis EJs, que se uniram e acabam de formar uma rede de troca de experiências. O Núcleo de Empresas Juniores do Vale do São Francisco (NEJ – Vale) foi criado para representar e apoiar todas as EJs das cidades de Petrolina e Juazeiro.

O Núcleo é formado pela empresa Concretize Jr.; do curso de Engenharia Civil; Cultive Jr., de Engenharia Agrícola e Ambiental; Energize Jr., do curso de Engenharia Elétrica, Para Ser Consultoria Jr., de Psicologia; Solucione Jr., que reúne estudantes das Engenharias Mecânica e de Produção; e Univasf Jr., do curso de Administração. Há também a iniciativa da Inova Tech, Empresa Júnior do curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), que está em fase de criação e também irá integrar o NEJ.

O objetivo do NEJ é incentivar a criação de novas empresas de diferentes cursos e instituições de ensino da região, consolidar a atuação das EJs e representá-las junto ao mercado. Além disso, o Núcleo deverá promover eventos e projetos, estabelecendo parcerias e alianças estratégicas visando ao desenvolvimento do Movimento Empresa Junior (MEJ) na região.

Para regulamentar o Núcleo foi preciso arrecadar verbas para custear a documentação exigida para o registro em cartório com ata de fundação e estatuto aprovado pelo Conselho Deliberativo em Assembleia Geral, que deve acontecer até o final de agosto. A estrutura do NEJ é composta por três coordenadorias: Geral, de Regulamentação e de Fomento. Cada coordenadoria possui assessorias de diversas áreas, como de Comunicação, Jurídico-Administrativo, de Expansão e de Desenvolvimento.

De acordo com a estudante de Engenharia de Produção da Univasf Tayllen Emídio, diretora presidente da Solucione Jr. e coordenadora Geral do NEJ, a iniciativa partiu de representantes das empresas Solucione Jr., Concretize Jr. e Energize Jr., que contaram com o apoio da Federação Baiana das Empresas Juniores (UNIJr – BA). “Apesar dos bons resultados que vínhamos conseguindo individualmente, percebemos que estávamos atuando como ilhas. Então, tivemos a ideia de nos unirmos para desenvolver e fortalecer o Movimento Empresa Junior na região”, afirma. Ela ressalta que o Núcleo proporcionará integração, difusão de conhecimento, representatividade e troca de experiências entre as empresas, os estudantes e as instituições de ensino.