Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialização em Ensino de Ciências realizará, hoje (13), primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

publicado: 13/12/2018 09h59 última modificação: 13/12/2018 13h56
Mônica Santos

O Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Senhor do Bonfim terá, hoje (13), sua primeira banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma de Especialização em Ensino de Ciências. O trabalho apresentado se intitula: “A trilha interpretativa como ferramenta de educação não formal no ensino de ciências: um relato de experiência de Caldeirão Grande – BA” e foi elaborado por João Ferreira de Matos Filho. A defesa é pública, aberta a toda a comunidade e vai acontecer às 14h, no auditório da Univasf, no Campus Senhor do Bonfim.

João Matos Filhos é formado em pedagogia e trabalha há mais de 20 anos na rede municipal de ensino de Caldeirão Grande, cidade próxima a Senhor do Bonfim. Seu projeto consistiu em uma trilha, em que 42 alunos do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação Municipal Professora Alaíde Santana (CEMPAS) tinham contato com a fauna e flora local, além de explanações sobre conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor e coordenador do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Manoel Messias. Além dele, irão compor a banca os professores Anderson Catamari, da Univasf, e Maria Elizabeth Souza Gonçalves, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Ciências existe desde 2017 e tem como objetivo priorizar, aprimorar e valorizar o Ensino de Ciências na região de Senhor do Bonfim. O curso promove a formação continuada de profissionais envolvidos com a educação em Ciências, visando à valorização do conhecimento científico e seu ensino, a partir da articulação interdisciplinar entre as áreas do conhecimento.

De acordo com João, que é membro da primeira turma da especialização, o que o motivou foi o desejo de inovar suas aulas e proporcionar um ensino mais prazeroso e desafiador. “Trilhas educativas em espaços não formais é uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem como objetivo dinamizar e potencializar o ensino. Além disso, a trilha inspirou professores a fazer trabalhos de campo em suas aulas e incentivou também o poder público, que reuniu algumas secretarias municipais para limpar o local da trilha”, relata.

De acordo com o professor Manoel Messias, este é mais um passo para a instalação de um mestrado no Campus. “Essa finalização serve como referência para a implementação de um mestrado em ensino de ciências, que terá o objetivo de complementar a grade curricular dos alunos. É o fechamento de um ciclo que mostra que estamos evoluindo”, conclui Messias.