Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições de estudantes para projeto de inovação em empresas do setor metal mecânico

publicado: 08/09/2021 15h16 última modificação: 08/09/2021 15h16
Renata Freitas

O Laboratório de Processos Químicos e Inovação (LPQI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com processo seletivo aberto para graduandos interessados em fazer parte do projeto “Capacitação de Discentes dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação para Inovação em Empresas do Setor Metal Mecânica”, a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). A seleção é direcionada a estudantes das Engenharias Mecânica, de Produção, Elétrica e da Computação da Univasf e de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Há 50 vagas no total e as inscrições estão abertas até sexta-feira (10).

Podem participar discentes que estejam cursando a partir do 5º período do curso. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. A distribuição das vagas por curso consta no edital do processo seletivo. Os candidatos serão selecionados pelo Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) Geral dentro das vagas destinadas a cada curso. Os 50 selecionados irão participar de um treinamento de 30 horas, a ser realizado por cinco instrutores de áreas diversas, de 14 a 25 de setembro. O treinamento é a primeira das duas fases do projeto.

Já a segunda fase terá a participação de dez estudantes, que serão selecionados conforme estabelece o edital e receberão uma bolsa da Facepe no valor de R$ 500,00 durante três meses. As ações do projeto “Capacitação de Discentes dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação para Inovação em Empresas do Setor Metal Mecânica” serão realizadas em parceria com o Lócus Metal Mecânico de Pernambuco, com sede na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A iniciativa visa contribuir para a formação qualificada de recursos humanos em nível de graduação com acompanhamento dos docentes participantes. O projeto também tem o intuito de aprimorar os conhecimentos da área de tecnologias portadoras de futuro, particularmente da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), com foco no setor metal mecânico, e possibilitar que os graduandos tenham contato com problemas reais e participem do desenvolvimento de suas soluções, entre outros objetivos.