Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para Mestrado em Arqueologia da Univasf

Notícias

Estão abertas as inscrições para Mestrado em Arqueologia da Univasf

publicado: 15/12/2021 12h44 última modificação: 15/12/2021 12h44
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPArque). A seleção destina-se à turma 2022.1 do mestrado acadêmico, ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Há 24 vagas disponíveis, das quais 18 para a ampla concorrência, cinco para ações afirmativas (candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência), e uma vaga reservada para servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf. As inscrições podem ser efetuadas até 21 de janeiro de 2022.

Os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail selecaoarqueologiaunivasf@gmail.com. Podem se inscrever portadores de diploma de graduação, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). No ato da inscrição, é necessário encaminhar a documentação exigida no Edital Nº 30/2021, como requerimento de inscrição, currículo lattes e documentação pessoal. O edital da seleção e as retificações posteriores ao lançamento estão disponíveis no site do PParque.

O processo seletivo será constituído por três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, será a avaliação do projeto de pesquisa. A segunda, também eliminatória, será uma entrevista com os candidatos e análise do Memorial Descritivo, que ocorrerá de 4 a 10 de fevereiro de 2022, de forma remota, com plataforma, dia e horário específicos para cada candidato a serem divulgados posteriormente. Os candidatos aprovados na primeira e segunda etapas serão submetidos à análise do currículo Lattes, de caráter classificatório. A homologação do resultado final ocorrerá em 8 de março de 2022. As retificações ao cronograma da seleção podem ser acessadas aqui  e neste outro link.

O PPArque é constituído por duas linhas de pesquisa: “Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares” e “Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural”. Mais informações sobre o programa, quadro docente e processo seletivo estão disponíveis no site do programa.