Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf participarão do programa PROADI-SUS no Hospital Israelita Albert Einstein

publicado: 08/01/2020 15h07 última modificação: 09/01/2020 15h21
Layla Shasta

A estudante Janine Vasconcelos (à direita, com blusa branca) durante atividades do Workshop Design Thinking para o SUS, realizado em outubro de 2019, na Univasf

Dois estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram selecionados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, para participar de um período de imersão no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em São Paulo (SP). Durante dois meses, os discentes Janine Vasconcelos, do curso de Farmácia, e Mateus Ferreira, de Enfermagem, atuarão junto com as equipes do HIAE, do Ministério da Saúde e outros dois estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também selecionados pelo PROADI-SUS, para dar vida a projetos que visam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os universitários estarão no HIAE de 14 de janeiro a 13 de março, período em que desenvolverão produtos e ações concebidos durante as atividades dos Workshops “Design Thinking para o SUS (DT-SUS): inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, promovidos em 2019 no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), e no Campus do Bacanga da UFMA, em São Luís (MA). Os estudantes foram selecionados de um total de 144 participantes (72 por universidade) nos workshops.

Um dos protótipos a ser desenvolvido durante a imersão no HIAE será uma pulseira com aplicativo de monitoramento, pensada por uma equipe de professores, discentes e profissionais da saúde ligados à Univasf e ao Hospital Universitário (HU-Univasf). A estudante Janine Vasconcelos foi integrante da equipe e explica que o produto tem o objetivo de monitorar sinais de risco iminente para Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre pacientes, visando possibilitar o encaminhamento destas pessoas para as terapias necessárias o mais rápido possível.

Além deste protótipo, também serão desenvolvidas estratégias para melhoria do atendimento de pacientes com doenças negligenciadas (Hanseniase e Leishmaniose) e solução de problemas quanto à segurança dos pacientes da saúde pública. Os universitários selecionados irão receber uma ajuda de custo de R$5 mil mensais.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Ricardo Santana, diz que os discentes irão construir empreendimentos que serão aplicados nas rotinas dos Hospitais Universitários e demais áreas da saúde da Univasf e da UFMA, com atendimento aberto à população através do SUS. Além disso, segundo Santana, se estas tecnologias demonstrarem resultados satisfatórios, deverão passar a ser utilizadas em todo o país.

Para Mateus Ferreira, a experiência será uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos para trazer inovação e tecnologia à Univasf e ao Vale do São Francisco. Ele se sente diante de uma grande missão e brinca, destacando seu compromisso: “Parafraseando Tio Ben (personagem dos quadrinhos do super-herói Homem-Aranha): ‘com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades’”.

O Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein selecionaram o HU-Univasf para ser espaço de desenvolvimento do PROADI-SUS após uma pesquisa realizada com universidades e hospitais universitários das regiões Norte e Nordeste. Na análise, foi avaliado o desenvolvimento de novas tecnologias nas instituições destes locais. Assim, a equipe do Albert Einstein conheceu as ações desenvolvidas pelo HU-Univasf e realizou visitas ao local. A partir deste processo, foram selecionadas para participar do Programa, em sua primeira edição, a Univasf e a UFMA.