Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf realizaram Mostra Científica no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 25/01/2019 17h48 última modificação: 28/01/2019 09h03
Jaislane Ribeiro
Exibir carrossel de imagens O evento aconteceu no último sábado (19) e reuniu cerca de 60 participantes.

O evento aconteceu no último sábado (19) e reuniu cerca de 60 participantes.

Colaborar com as atividades do Museu do Homem Americano através da elaboração de trabalhos interativos para os visitantes. Este foi um dos objetivos da Mostra Científica, realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O evento aconteceu no último sábado (19) e reuniu cerca de 60 participantes.

A Mostra Científica foi produzida por 21 alunos da disciplina de Estágio III, como atividade prática, sob a orientação da docente Carina Siqueira de Morais. Foram apresentados durante todo o dia, em sete estandes, jogos interativos de percurso, cartas, roletas, didáticos e outros. A ideia era possibilitar aos visitantes do Museu do Homem Americano uma experiência diferente, pela qual pudessem manipular, sentir, interagir e dialogar com os discentes de estágio.

O planejamento da Mostra Científica iniciou no semestre 2018.2, quando os alunos apresentaram propostas para os projetos. Os temas foram escolhidos de acordo com as salas do Museu do Homem Americano, como a sala Zuzu, sala Pinturas Rupestres, sala Enterramentos ou Mortes e a sala Materiais Líticos e Históricos. Os jogos foram produzidos pelos discentes com materiais de baixo custo e de fácil acesso.

A professora Carina Siqueira fez uma avaliação positiva sobre a primeira edição da Mostra Científica. “Tivemos um retorno muito positivo dos visitantes. Esse tipo de atividade possibilita o desenvolvimento de competências necessárias à atuação docente, preparando esses futuros professores para lidar com a pluralidade gerada pela articulação entre espaços formais e não formais, além de consolidar parcerias entre Museu e Universidade”, comenta. Segundo ela, a ideia é dar continuidade ao projeto nos próximos semestres.

Os alunos que realizaram a Mostra Científica receberam um convite para apresentar os jogos interativos no evento anual e comemorativo ‘Primavera dos Museus’, previsto para acontecer no segundo semestre de 2019, em São Raimundo Nonato.  Este evento acontece simultaneamente em vários lugares do país para comemorar a história e origem dos museus no Brasil. A mostra contou com a parceria do Colegiado de Licenciatura em Ciências da Natureza e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).