Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Engenharia Agronômica produzem vídeos sobre projetos de pesquisa da Univasf durante a quarentena

publicado: 10/06/2020 16h35 última modificação: 10/06/2020 16h35
Layla Shasta

Com a suspensão das atividades acadêmicas, projetos de Iniciação Científica (IC) vinculados ao curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão usando a internet para alcançar a comunidade e apresentar as ações que desenvolvem, com o intuito de mostrar que, apesar do distanciamento social, a pesquisa na Universidade continua ativa. A iniciativa se chama “Luz, Foto, Produção!” e tem como proposta a divulgação de vídeos, produzidos por discentes bolsistas de projetos de pesquisa, nas redes sociais.

O material está publicado no Instagram do Grupo de Estudos sobre Plantas Daninhas no Nordeste (Danor) e até o momento, há três vídeos divulgados, produzidos pelos bolsistas do Danor, do Grupo de Engenharia de Biossistemas e Convivência com o Semiárido (ENGBICS) e do Laboratório de Sementes e Manejo da Flora (Lasmaf). A ideia da elaboração do “Luz, Foto, Produção” partiu dos estudantes participantes do Grupo de Estudos sobre Plantas Daninhas no Nordeste e conta com o apoio do professor do Colegiado de Engenharia Agronômica Bruno Lessa, que coordena o Danor e é co-orientador dos outros dois projetos.

O nome da ação faz referência a um jargão do cinema e brinca com a palavra “fotossíntese”, que se relaciona com os estudos sobre plantas promovidos pelas ICs. Assim, os vídeos abordam temáticas como a importância dos trabalhos de cada projeto, quais as tecnologias utilizadas, o que é estudado por eles e como está sendo a rotina dos pesquisadores durante o período de quarentena, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Trabalhando de casa, os discentes estão realizando novas investigações e aperfeiçoando as análises de dados que já haviam coletado antes de ser instituído o distanciamento social, bem como têm recebido orientações e tutorias dos docentes virtualmente.

De acordo com Bruno Lessa, a iniciativa é uma importante ferramenta para melhorar a percepção da sociedade sobre as universidades e, também, para mostrar a atuação dos estudantes envolvidos em pesquisas, mesmo durante o distanciamento social. “Os discentes atuam agora de uma maneira diferente, mas não pararam as suas atividades. Os projetos que estão sendo divulgados são pesquisas da área de agropecuária e continuam sendo desenvolvidos, pois tratam de uma demanda forte para a nossa região, que tem o agronegócio e a agricultura familiar como seus pilares econômicos mais consolidados”.