Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos da Univasf apresentam experiências de inovação e empreendedorismo em Lócus da Inovação no sertão pernambucano

Notícias

Eventos da Univasf apresentam experiências de inovação e empreendedorismo em Lócus da Inovação no sertão pernambucano

publicado: 10/08/2022 13h04 última modificação: 10/08/2022 13h04
Renata Freitas

Encontro com o Lócus da Inovação reuniu instituições de ensino e pesquisa, parceiros, pesquisadores e estudantes.

Ações e resultados de cinco Lócus de Inovação que atuam no sertão pernambucano foram apresentados em dois eventos realizados na segunda-feira (8) e ontem (9), em Petrolina (PE). O Encontro com o Lócus da Inovação, que aconteceu na tarde da segunda no Cineteatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apresentou as experiências de três Lócus coordenados por docentes da Univasf e um coordenado por uma pesquisadora da Embrapa, todos com ações no sertão do São Francisco. Já o Encontro Anual de Inovação em Gesso 2022, realizado durante todo o dia de ontem no auditório da Faculdade de Petrolina (Facape), mostrou resultados de outro Lócus da Inovação, também coordenado por um professor da Univasf, que desenvolve ações no sertão do Araripe.

Os eventos contaram com a presença de representantes da Univasf, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), de diversas instituições de ensino e pesquisa da região, bem como de empresas parceiras dos projetos, além de docentes, pesquisadores e estudantes. O programa Lócus da Inovação é uma iniciativa da Secti-PE com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) que visa incentivar a interiorização dos ambientes de inovação no estado, com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, iniciativa privada e organizações da sociedade civil. O diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior da Secti-PE, Carmelo José Albanez Bastos Filho, destacou que o programa de inovação tecnológica, que está em sua segunda edição, foi criado em 2021 para desenvolver todas as regiões com vistas para o futuro, mas respeitando as regionalidades.

Equipe do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina, com professores Thiago Magalhães e Ricardo Argenton ao centro.

No Encontro com o Lócus da Inovação, realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, as equipes dos Lócus Plataforma Agritech Nordeste, Inovação em Saúde de Petrolina, Innovation Labs e Vitis Habitat falaram sobre ações desenvolvidas e resultados obtidos com as atividades. A pesquisadora da Embrapa Semiárido Daniela Campeche, que coordena o Lócus Plataforma Agritech Nordeste, destacou as ações já realizadas, entre as quais a promoção de workshops para o setor produtivo e para estudantes, com foco na inovação para o agronegócio e o incentivo à formação de startups.

O professor do Colegiado de Engenharia de Produção Thiago Magalhães, coordenador do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina, apresentou as atividades já realizadas, os parceiros e a equipe, composta pelo professor Ricardo Argenton Ramos, do Colegiado de Engenharia da Computação (Ccomp), e por estudantes do curso de Engenharia da Computação. O Lócus, que visa desenvolver inovações tecnológicas para a área de saúde, atua junto a diversos parceiros como o Hospital Universitário (HU-Univasf), o Hospital Dom Tomás e o Instituto de Olhos do Vale do São Francisco, entre outros.

As ações do Lócus Innovation Labs, coordenado pelo professor do Ccomp Max Santana, também foram apresentadas durante o encontro. O Lócus, que conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar formada pelo professor do Colegiado de Administração Valdner Ramos e de estudantes de vários cursos da Univasf, reúne diversas ações em diferentes projetos com foco na transformação digital para a área de varejo. A iniciativa tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina e da Facape.

O coordenador de Incubação e Empreendedorismo do NIT, professor Daniel Costa, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb), ressalta que o Encontro com o Locus da Inovação teve como objetivo reunir e possibilitar o compartilhamento de experiências e os avanços já alcançados pelos Lócus da Inovação na região. “Nosso objetivo é unir forças, apresentar avanços e celebrar um ano do Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Facepe, por meio do qual muitos estudantes da Univasf participaram das atividades dos Lócus da Inovação”, disse Costa. Ele destacou ainda que os Lócus estão contribuindo para a formação de pessoas nas áreas de tecnologias habilitadoras, disruptivas e digitais para as diversas cadeias produtivas presentes na região.

Membro da equipe do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina, o estudante de Engenharia da Computação Breno Gabriel de Souza Coelho, que está no 6º período, relatou os benefícios de ter participado do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina, como bolsista de projeto PET, sob a orientação do professor Ricardo Argenton. “Foi uma experiência única vivenciar os desafios, estar em contato com as empresas, ver os problemas e colocar o conhecimento da engenharia de software na prática a serviço da sociedade. Considero esse projeto muito importante para minha vida acadêmica”, afirmou.

O quarto Lócus apresentado durante o evento foi o Vitis Habitat, coordenado pelo professor Daniel Costa. O Lócus tem apenas três meses, mas já tem resultados para mostrar como a realização de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), a criação de startups e a aproximação com a cadeia produtiva da fruticultura na região. O representante da empresa Rio Sol, Ricardo Henriques, um dos parceiros do Lócus junto com a Zanlorenzi e a VinhoVasf, destacou que a articulação entre a academia e os produtores tem grande relevância.

Encontro Anual de Inovação em Gesso 2022 – O evento teve o intuito de apresentar as ações desenvolvidas ao longo deste ano pelo Centro de Estudos Tecnológicos Avançados sobre Gesso (Cetag), Lócus de Inovação em Gesso, coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Isnaldo Coêlho. O Cetag envolve diversos projetos de diferentes professores da Univasf e conta também com a participação de estudantes de vários cursos. O Encontro A.I. Gesso, que teve a presença das equipes e dos parceiros, entre eles Sebrae e Senai Araripina, Centro de Tecnologia do Gesso (CTG) do Itep, Ecogesso e da startup Gesso.TECH, também promoveu debates sobre temáticas relacionadas à cadeia gesseira.

Ao final dos dois eventos foi realizada a entrega dos certificados do Programa de Extensão Tecnológica (PET) aos estudantes que participaram dos projetos junto aos Lócus de Inovação da Univasf.