Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Floricultura e paisagismo estarão no centro das discussões do 1º Simpósio Nacional PhenoGlad a partir de hoje (14)

publicado: 14/09/2021 15h07 última modificação: 14/09/2021 15h07
Júlia R. Mendes

Divulgar e compartilhar conhecimentos sobre pesquisa, extensão e empreendedorismo na área de floricultura e paisagismo é o objetivo do 1º Simpósio Nacional PhenoGlad. O evento é composto por cinco webinars, que serão realizados a partir de hoje (14) até 29 de setembro, sempre às 19h. O simpósio é organizado em parceria por oito Universidades e Institutos de Educação brasileiros, entre os quais a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que integram a PhenoGlad, um grupo dedicado a ações de pesquisa e extensão em floricultura. Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto pode acompanhar a transmissão, sem necessidade de inscrição prévia, que será feita através do canal PhenoGlad no YouTube.

Os webinars irão abordar temáticas distintas no contexto da floricultura e do paisagismo, com a participação de profissionais de diversas instituições brasileiras federais, além de empresas públicas e privadas, que irão fazer relatos sobre os temas abordados ao longo da noite. O primeiro webinar acontece hoje com o tema “Um olhar de futuro para a floricultura”. A atividade do dia terá a participação do engenheiro agrônomo e instrutor da Escola Tecflores de São Benedito, Alexandre Maia Alves; e mediação do professor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Petterson Baptista da Luz. Durante cada Webinar será disponibilizado um formulário para emissão de certificado.

O professor Vespasiano Borges de Paiva Neto, do Colegiado de Engenharia Agronômica (Ceagro) da Univasf, será o palestrante do webinar 3, que acontecerá no dia 20 de setembro. Ele irá falar sobre “Mitigação de estresses na produção de flores”. O evento será mediado pela professora Márkilla Beckmann, também do Ceagro. O encerramento do 1º Simpósio Nacional PhenoGlad contará com a participação da pró-reitora de Extensão Lúcia Marisy. A programação detalhada do simpósio está disponível no Instagram da Equipe PhenoGlad.

Líder do Grupo de Pesquisa Plantas Ornamentais no Vale do São Francisco (Povasf) e integrante da comissão organizadora do simpósio, a professora Márkilla ressalta que o evento é importante por possibilitar aos estudantes, profissionais e à sociedade de forma geral conhecer mais sobre floricultura e paisagismo, atividades que, além de promoverem o desenvolvimento local, são geradoras de emprego e renda. “Espera-se contribuir com a sociedade de modo a expandir um espaço de reflexão e debate sobre as inter-relações genótipo, ambiente, produtor e empreendedor, de modo a dar visibilidade à floricultura como uma área importante da agricultura, seja no plano da pesquisa acadêmica ou da extensão de saberes práticos vivenciados pelos envolvidos”, pontua.

O 1º Simpósio Nacional é organizado por uma equipe formada por profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Univasf. A Equipe PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional de trabalho de pesquisa e extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar brasileira.