Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Galeria de Reitores da Univasf é inaugurada

Notícias

Galeria de Reitores da Univasf é inaugurada

publicado: 11/06/2018 18h13 última modificação: 11/06/2018 18h26
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Ludimilla Andrade Professores José Weber, Julianeli Tolentino e Telio Nobre Leite inauguram Galeria de Reitores da Univasf.

Professores José Weber, Julianeli Tolentino e Telio Nobre Leite inauguram Galeria de Reitores da Univasf.

Numa solenidade em que predominaram as lembranças sobre a origem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a emoção, foi inaugurada a Galeria de Reitores da instituição, na noite da última sexta-feira (8). A cerimônia teve a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e do primeiro reitor da Univasf, José Weber Freire Macedo, além de docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e convidados. A Galeria de Reitores está localizada no Hall do 2º andar do prédio administrativo da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e está aberta à visitação.

O vice-reitor Telio Nobre Leite deu início à cerimônia, apresentando um breve histórico da Univasf com informações sobre a criação da instituição e dados atuais sobre sua atuação. Em seguida, o professor do Colegiado de Administração Guilherme Medeiros leu uma mensagem especial para a solenidade.

Os professores José Weber e Julianeli Tolentino foram homenageados com uma placa de honra com uma réplica da fotografia que consta na Galeria dos Reitores. Os servidores João Bosco Gasparine e Maria Célia da Silva fizeram a entrega para o professor Weber. E os servidores Leonardo Cavalcanti e Patrícia Chaves Carvalho entregaram a homenagem ao professor Julianeli. O professor do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim, Manoel Messias, também entregou uma lembrança ao professor Weber durante a cerimônia. Logo depois, os professores Weber e Julianeli, juntamente com o vice-reitor Telio Nobre Leite, fizeram o descerramento da placa da Galeria de Reitores.

Bastante emocionado, José Weber falou sobre os primeiros anos da Univasf e as dificuldades do período de implantação da instituição, ressaltando também as contribuições da equipe que trabalhou junto com ele para a criação da Universidade. “A Univasf é a minha vida”, afirmou em seu discurso.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes, leu a mensagem do primeiro vice-reitor da Univasf, Paulo César da Silva Lima, que não pôde estar presente à solenidade.

Em seu discurso, o reitor Julianeli Tolentino destacou a importância de todos que se dedicaram à construção e consolidação da Univasf como uma das maiores referências em educação superior de qualidade no interior do Nordeste e enfatizou a importância de honrar a história da instituição. “Reverencio a herança deixada como nosso ponto de partida e continuo seu compromisso tornando-o meu, tornando-o nosso compromisso com a construção de um mundo melhor”, disse.

Para a presidente da comissão organizadora da cerimônia, Yariadner Spinelli, a Galeria de Reitores representa um importante passo para a preservação da história da Universidade. “A Galeria tem como principal objetivo resgatar aspectos importantes da história bem como honrar a memória da instituição, através de imagens dos gestores que contribuíram para o processo de construção de sonhos e saberes a partir da educação superior pública no Vale do São Francisco”, destacou.

A implantação da Galeria de Reitores visa contribuir para o resgate e a preservação da história da Univasf, que foi criada pela Lei N° 10.473, de 27 de junho de 2002, e que irá completar 15 anos de atividades acadêmicas em 2019. Até este ano, a instituição teve apenas dois reitores, cada um reeleito para uma segunda gestão. O professor José Weber foi reitor nos períodos de 2004 a 2008 e de 2008 a 2011. O professor Julianeli Tolentino foi reitor de 2012 a 2016 e está em sua segunda gestão, prevista para ser encerrada em 2020.