Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hanseníase é tema de novo episódio do podcast da Liga Acadêmica de Dermatologia da Univasf

publicado: 17/09/2021 11h08 última modificação: 17/09/2021 11h08
Júlia R. Mendes

A hanseníase acomete mais de 30 mil brasileiros todos os anos. Tendo isso em vista, a doença é tema do novo episódio do podcast “Além da Pele”, realizado pela Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O intuito do episódio “Hanseníase: um problema de Saúde Pública”, que já está disponível para os ouvintes nas principais plataformas de podcast, é levar conhecimentos acerca dessa doença e permitir a desmistificação de alguns preconceitos, como a forma de contágio.

A convidada desta edição é a dermatologista e hansenologista Tânia Moreno, professora do Colegiado de Medicina do Campus Sede da Univasf. Ao longo do bate-papo com os estudantes que compõem a Laderme, Tânia aborda como a doença é causada, como é transmitida, como pode ser reconhecida e quais os principais sinais e sintomas. No episódio de nove minutos também é discutido se a doença deixa sequelas, formas de tratamento, se existe cura e como é realizada a prevenção. Este e os demais episódios do podcast podem ser acessados, de forma gratuita, nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, Pocket Podcasts e RadioPublic.

De acordo com a presidente da Laderme, a estudante de Medicina Cleusa Andrade, o Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase do mundo. “É preciso debater esse assunto, fazer educação em saúde, para que possamos combater efetivamente a cadeia de transmissão dessa doença, que tem cura, mas que ainda é permeada por estigmas e preconceitos”, destaca.

A estudante diz que o podcast alerta a população sobre as principais formas da doença e orienta como proceder em casos suspeitos. “É preciso saber o quanto a hanseníase é prevalente, conhecer e pensar nesse diagnóstico, para que possamos tratar efetivamente as pessoas com a doença e evitar a disseminação, bem como as sequelas associadas à falta de tratamento ou ao tratamento tardio”.

Os episódios do podcast “Além da Pele” são lançados com uma periodicidade de 15 a 20 dias. No próximo, os estudantes irão abordar dermatite de contato por irritante primário e dermatite de contato alérgica. Mais informações sobre o podcast e as atividades da Liga estão disponíveis no Instagram.