Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) será realizado no Vale do São Francisco

publicado: 03/07/2018 15h15 última modificação: 03/07/2018 15h15
Jaislane Ribeiro

O Colegiado do Curso de Artes Visuais (Cartes), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove o I Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes). O evento vai acontecer de 16 a 18 de julho, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). A temática central será “Margens em Desvios: Sistema Políticos e Poéticos da Arte do Semiárido Nordestino”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de julho.

O I Conartes é destinado a estudantes, professores, artistas e à comunidade em geral interessada na produção artística. A inscrição deverá ser efetuada por meio de formulário online. O processo será finalizado com a geração do boleto de pagamento. A taxa cobrada é de R$ 50,00. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail: conartes2018@univasf.edu.br.

O evento tem como objetivo discutir sobre a formação dos professores de Artes dentro do contexto atual em suas diversas modalidades produção e o ensino de Artes na região do semiárido, diante da ausência de políticas culturais educacionais. A programação do I Conartes contará com conferências, simpósios, mesas redondas, tertúlias e apresentações culturais.

Segundo a professora do Cartes e uma das organizadoras do evento, Janedalva Gondim, o I Conartes será um momento importante para a discussão artística. “É uma necessidade dos cursos de licenciatura promover uma discussão acadêmica em torno da produção, da pesquisa e do ensino da Arte no contexto do semiárido diante do cenário político ultraconservador”, afirma.

A realização do I Conartes conta com a participação dos cursos de Música, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); de Teatro, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Senhor do Bonfim; de Dança na modalidade EaD, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também do Sesc Petrolina.