Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) prorroga prazo para submissão de trabalhos

Os trabalhos poderão ser enviados até a próxima quinta-feira (19)

publicado: 16/10/2017 14h28 última modificação: 16/10/2017 14h28
João Pedro Ramalho
As submissões podem ser nas modalidades Trabalho científico, Relato de experiência técnica e Relato de experiência popular

O prazo para submissão de trabalhos ao I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) foi prorrogado até a próxima quinta-feira (19). O evento tem o tema “Desafios do Desenvolvimento Rural: Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade” e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O I CIIERD será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) da Univasf, entre 28 e 30 de outubro.

Podem submeter trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, professores, pesquisadores, agricultores e representantes de comunidades tradicionais, desde que já estejam inscritos no evento. São três modalidades possíveis para submissão: trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e relatos de experiências populares. Esta última, entretanto, só pode ter como autor principal um agricultor ou representante de comunidade tradicional. O envio deve ser feito através de plataforma online. As regras para submissão constam no site.

As inscrições para o I CIIERD são feitas online. Nos dias do evento, também será possível inscrever-se para o congresso presencialmente. Se as inscrições forem feitas até o dia 27, a taxa terá valor mais baixo e custará R$ 40,00 para estudantes e R$ 70,00 para profissionais. Já os agricultores e membros de comunidades indígenas, quilombolas e de fundo de pasto não precisam pagar pela participação, que deve ser feita diretamente com o representante do Núcleo de Desenvolvimento Territorial do qual fazem parte. Durante o Congresso, estas pessoas também terão direito a alimentação e hospedagem gratuitas.

A professora Márcia Bento, coordenadora do PPGExR e organizadora do I CIIERD, conta que, até agora, o evento já recebeu a inscrição de mais de 400 pessoas de todas as regiões do país. Somadas aos agricultores e representantes das comunidades tradicionais, o Congresso tem a expectativa de receber aproximadamente mil participantes. Também já foram submetidos 70 trabalhos nas três modalidades de apresentação.

Segundo Márcia, o I CIIERD, em poucos meses de organização, já se configura como um dos eventos mais importantes realizados na Univasf, especialmente por envolver diferentes públicos como a comunidade acadêmica, o mercado, as organizações sem fins lucrativos e a população. “A temática também é muito importante. Nós iremos falar de assuntos como agricultura, alimentação, desenvolvimento do território e os desafios que os agricultores vêm enfrentando atualmente”, explica a professora.