Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) terá início amanhã (28) no Campus Juazeiro (BA) da Univasf

publicado: 27/10/2017 11h26 última modificação: 28/10/2017 17h37
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, a partir deste sábado (28), o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD), que acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), até segunda-feira (30). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf, o CIIERD tem como temática central “Desafios do Desenvolvimento Rural: Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade” e será realizado simultaneamente a outros três eventos: o III Encontro Nacional da Agricultura Familiar (III ENAFA), a II Feira de Empreendedorismo de Mulheres e a VI Semana de Ciências Sociais.

O I CIIERD conta com aproximadamente 1,2 mil participantes inscritos, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais que atuam em diversas áreas relacionadas à extensão no meio rural. Do total de participantes, destacam-se também 400 agricultores e integrantes de comunidades tradicionais, indígenas e movimentos sociais de cinco territórios que abrangem 57 municípios: Itaparica (PE), Piemonte Norte do Itapicuru (BA), Serra da Capivara (PI), Sertão do São Francisco Bahia e Pernambuco.

A extensa programação inclui minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e Grupos de Trabalho (GTs), algumas das quais serão realizadas no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro. Um total de 215 trabalhos serão apresentados durante o evento, nas modalidades apresentação oral e banner. Haverá premiação para os melhores trabalhos. A programação completa está disponível no site e na página do evento no Facebook.

Primeiro congresso internacional realizado pela Univasf, o I CIIERD terá a participação de palestrantes de outros países, a exemplo de Paulo Aristide, da Universidade de Buenos Aires, que irá proferir a Conferência de Abertura, intitulada “Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade no Meio Rural”.

Abertura – A solenidade de abertura do evento acontecerá a partir das 8h30 de amanhã (28) com uma apresentação cultural. Às 9h, será formada a mesa de abertura, com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima; e da presidente do I CIIERD e pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lucia Marisy. Em seguida, haverá a Mesa de Lançamento da Univasf 2030 – Universidade e Desenvolvimento Sustentável, com a participação de Cláudio Stacheira, coordenador da Rede ODS Universidades Brasil; de Cleunice Renhem, representante do Ministério da Educação (MEC), além do reitor Julianeli Tolentino e da professora Lucia Marisy.

Na ocasião, a instituição irá formalizar seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de ações estabelecida em 2015, composta por 17 objetivos a serem cumpridos pelos países até o ano de 2030, entre os quais a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade e a igualdade de gênero.

O I CIIERD é promovido em parceria com diversas instituições, entre as quais o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional projeto Pró-Semiárido do Governo da Bahia, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).