Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Encontro de Orientação para programa de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) será realizado nesta quarta-feira (27)

publicado: 26/02/2019 16h50 última modificação: 26/02/2019 16h50
Renata Freitas

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará nesta quarta-feira (27) o I Encontro de Orientação para o Programa dos Futuros Líderes nas Américas (PFLA), que oferece bolsas de curta duração, financiadas pelo governo do Canadá. A reunião será na sala 7 do bloco de salas de aula, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e visa dar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes interessados em participar da seleção interna para o PFLA na Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), universidade com a qual a Univasf mantém convênio de cooperação técnica internacional.

O I Encontro de Orientação para o PFLA é direcionado a estudantes de graduação da Univasf. Não é necessário inscrição prévia para participar da reunião, que também será transmitida via web conferência pela TV Caatinga para os campi afastados de Petrolina e Juazeiro. Durante o evento, serão destacados aspectos relacionados ao planejamento do intercâmbio, características da instituição canadense e os trâmites necessários para participação no programa.

O professor do Colegiado de Psicologia, Marcelo Ribeiro, coordenador do convênio institucional com a UQTR, estará presente ao evento e falará sobre sua experiência no Canadá, durante a pós-graduação. Haverá emissão de certificado de participação neste encontro, com validade de 12 meses, que poderá ser utilizado por estudantes interessados em participar de programas posteriores de MEI.

Seleção Interna - As inscrições para a seleção interna estão abertas até 6 de março exclusivamente por e-mail. Os candidatos interessados devem encaminhar, para o e-mail bci.ari@univasf.edu.br, os documentos solicitados no Edital N˚ 1/2019 com o assunto: “Inscrição em programa de MEI”. A seleção será feita por uma comissão de avaliação que irá definir o coeficiente de desempenho para acesso à Mobilidade Estudantil Internacional (MEI). O coeficiente levará em conta os seguintes critérios: uma entrevista pessoal, que terá seu local e data definidos posteriormente; percentual da graduação cursada; coeficiente de rendimento; proficiência e a qualidade do plano de afastamento.

Para participar da seleção interna para o PFLA-UQTR é preciso apresentar “Plano de Afastamento” ao colegiado do curso de origem, conforme determina o Edital N˚ 1/2019, e cumprir os requisitos da chamada da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) para o PFLA, entre os quais destacam-se ser indicado por uma instituição parceira, ter nível B2 de domínio do idioma francês, apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 e ter encontrado um programa de estudos na UQTR compatível com o seu curso na Univasf. As bolsas do Programa dos Futuros Líderes nas Américas têm duração de 4 a 6 meses.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no Bureau de Contatos Internacionais (BCI) da ARI, que fica localizado no 1º andar do prédio dos Colegiados do Campus da Univasf em Juazeiro, através do telefone (87) 2102-7650, do e-mail bci.ari@univasf.edu.br ou diretamente no edital.