Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Jornada sobre Comportamentos Autolesivos em Contextos Escolares será realizada amanhã (9) na Univasf

publicado: 08/11/2019 11h07 última modificação: 08/11/2019 11h16
Layla Shasta

De que modo professores e gestores da educação devem lidar com casos de autolesão praticados por crianças e adolescentes? Este será o tema abordado na “I Jornada sobre Comportamentos Autolesivos em Contextos Escolares: diálogos com educadores”, que visa capacitar profissionais da educação para o enfrentamento dessa problemática, bem como para o cuidado com os estudantes. A ação, promovida pelo Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE) e o Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acontece neste sábado (9), no Núcleo Temático 3 (NT 3) da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e serão feitas no dia e local do evento.

A programação da atividade conta com duas mesas de diálogos, as quais terão as seguintes temáticas: “Com-versando sobre Automutilação: é preciso compreender o fenômeno” e “Com-versando manejo em situações de comportamentos autodestrutivos: estratégias de enfrentamento para pensar o cuidado”. Além disso, o evento conta, ainda, com momentos de debates com o público e reflexões sobre as questões levantadas.

A professora do Colegiado de Psicologia da Univasf e uma das organizadoras da jornada, Erika Epiphanio, explica que a ideia de criar uma jornada para discutir comportamentos autodestrutivos em contexto escolar veio devido à alta procura de escolas ao Colegiado para solicitar a realização de trabalhos relacionados a esta problemática. A docente afirma que a quantidade de casos que têm sido identificados nas escolas é alarmante, porém, segundo ela, há pouco conhecimento existente sobre o tema. Por isso, de acordo com Erika, a importância de se discutir essas questões na região e pensar estratégias de enfrentamento é enorme.