Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Semana de Química terá início hoje (18) no Campus Serra da Capivara

I Semana de Química terá início hoje (18) no Campus Serra da Capivara

publicado: 18/06/2018 12h01 última modificação: 18/06/2018 12h01
Jaislane Ribeiro

Mesas redondas, minicursos, sessão de pôsteres e mostras temáticas fazem parte da programação da I Semana de Química, que começa hoje (18) à noite e segue até quarta-feira (20). O evento, promovido pelo Colegiado de Química, acontece no Campus Serra da Capivara, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI).

A programação terá início a partir das 19h, no auditório do campus, com a palestra de abertura “A formação de professores de Química e os desafios do atual cenário educacional brasileiro", ministrada pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Edenia Maria Ribeiro do Amaral. Além de trazer contribuições sobre os problemas contemporâneos da área de exatas, ela irá discutir as mudanças nas bases curriculares dos docentes de Química.

As apresentações das sessões de pôsteres pelos alunos abrem a programação do segundo dia do evento. À noite, haverá a mesa redonda “A formação docente no semiárido do Piauí: Diferentes experiências”, com a mediação do coordenador do Colegiado de Química, Antônio Inácio Diniz Junior, um dos organizadores do evento. Participam dessa mesa os docentes Gênesis Naum de Farias, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Arnaldo José Correia Magalhães Júnior, da Univasf, e Mauryléia Marques Ferreira, do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Ainda no segundo dia serão realizados os seguintes minicursos: “Ciência, ética e felicidade”; “Técnicas cromatográficas aplicadas ao estudo de produtos naturais”; “A educação não-formal científica e a nanotecnologia:  uma possibilidade de ampliação da cultura científica e tecnológica para o ensino das Ciências”; “Tratamento de artefatos arqueológicos em fé” e “Princípios básicos da química dos produtos naturais”.

Na quarta-feira (20), haverá a exposição da mostra temática, a partir das 14h. A I Semana de Química será finalizada com uma festa temática junina, às 20h. De acordo com o professor da Univasf Diniz Junior, o número pessoas inscritas surpreendeu. “Estávamos esperando a participação de aproximadamente 60 pessoas e esse número chegou a aproximadamente 160. No curso de Química, só temos 34 alunos matriculados, não imaginávamos essa procura. A demanda mostra o quanto o evento é de extrema importância para estudantes e professores de educação básica e superior da região”.