Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Interdisciplinar de Envelhecimento Humano acontece amanhã (29) na Univasf

publicado: 28/09/2018 16h54 última modificação: 28/09/2018 16h54
Mônica Santos

O Grupo de Estudos em Geriatria e Gerontologia (GREGG), vinculado ao Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará, amanhã (29), o I Simpósio Interdisciplinar de Envelhecimento Humano. O evento vai acontecer a partir das 8h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). À tarde, as atividades acontecerão no bloco de salas de aula.

Ainda há 20 vagas disponíveis. As inscrições são feitas online através do site do GREGG. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para alunos de graduação e R$ 20,00, mais um produto de higiene pessoal, para alunos de pós-graduação e profissionais. É preciso enviar um e-mail para simposioenvelhecimento.gregg@gmail.com com nome, CPF e comprovante de transferência ou depósito a fim de validar a inscrição.

Na programação, haverá a palestra com a temática: “Inovação na atenção à saúde do idoso”, ministrada por Cristina Werlang, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Além disso, haverá mesas redondas sobre sarcopenia, que é a perda de massa e força na musculatura que acontece com o envelhecimento e Alzheimer. No período da tarde, serão realizados minicursos sobre direitos dos idosos e vulnerabilidade social; desprescrição no idoso; exercícios de estimulação cognitivos no Alzheimer e exercícios na prevenção e tratamento da sarcopenia.

De acordo com Daniel Tenório, professor do Colegiado de Farmácia, coordenador do GREGG e organizador do evento, a motivação para a realização do simpósio foi a necessidade de discussão do processo de envelhecimento de maneira interdisciplinar, visto que a população de idosos é, cada vez mais, crescente no país. “Pretendemos, com o evento, promover a discussão sobre os diferentes aspectos que envolvem o processo de envelhecimento em uma ótica interdisciplinar e envolver profissionais, estudantes e sociedade de maneira geral, pois precisamos estar preparados para entender o envelhecimento como um processo natural, com seus benefícios e limitações, e debater sobre as estratégias necessárias para a promoção do envelhecimento saudável e com qualidade”, afirma Tenório.

Os detalhes da programação, o número da conta para pagar a taxa de inscrição e mais informações se encontram no site do Grupo de pesquisa.

registrado em: , ,