Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) terá início amanhã (17)

Notícias

I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) terá início amanhã (17)

publicado: 16/11/2016 00h00 última modificação: 16/11/2016 16h56
Karen Lima

O foco principal do I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é discutir os desafios da interdisciplinaridade. O evento será realizado a partir de amanhã (17), no auditório da biblioteca do Campus Petrolina Centro da Univasf, e segue até sábado (19). Durante a programação, serão realizadas palestras, mesas-redondas, debates, minicursos e apresentações de trabalhos para pensar como a interdisciplinaridade pode ser inserida no contexto profissional e didático das mais diversas áreas atuantes na região. Mais de 150 pessoas estão inscritas no evento. 

I Sivasf é promovido por estudantes do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Univasf com a colaboração dos docentes do programa. As atividades terão início com a realização de dez minicursos sobre assuntos variados como homeopatia, avaliação da qualidade microbiológica da água, fisiologia do exercício, serviço social como atividade interdisciplinar, estratégias básicas para revisão sistemática e metanálise. 

A conferência de abertura será realizada a partir das 19h30 de amanhã e, em seguida, será ministrada a palestra “Interdisciplinaridade e as Ciências” pela professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) Adelaide Faljoni-Alario. Nos dias seguintes, serão realizadas sete mesas-redondas com temas como “Terapias Alternativas para o Tratamento de Doenças”, “Recursos Hídricos e Meio Ambiente”, “Energias Renováveis: Potenciais e Desafios” e “Novas Ferramentas de Educação Interdisciplinar”. 

No decorrer do evento, haverá um total de 17 palestras, em que serão discutidos diversos assuntos a partir da ideia do tema principal, como microcefalia, fitoterápicos como alternativa medicamentosa, gestão dos recursos hídricos, energias renováveis, efeitos dos agrotóxicos e bioinformática. Ainda haverá apresentação de 94 trabalhos, divididos entre os eixos “Meio Ambiente e Agrárias”, “Sociais e Humanidades”, “Engenharia, Gestão e Tecnologia” e “Saúde e Biológicas”. Ao final do evento, haverá a entrega da premiação dos trabalhos orais. A programação detalhada está disponível no site do Sivasf. 

De acordo com a coordenadora do evento e do PPGCSB da Univasf, a bióloga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna), Patrícia Avello Nicola, o objetivo do evento é trazer para a Universidade o público externo para discutir esses temas. “Queremos proporcionar um momento de discussão de problemas comuns que afetam a sociedade com profissionais de diferentes formações acadêmicas e fazer com que as diversas áreas conversem em relação a pontos comuns”, destaca.