Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas começa nesta quinta-feira (26)

publicado: 25/08/2021 16h48 última modificação: 25/08/2021 19h39
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), dará início amanhã (26) à realização do I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas. “Para Quem Serei Profissional?” é o tema central do evento, que visa conscientizar os participantes sobre a importância da formação profissional anticapacitista, possibilitando a qualificação dos profissionais para o atendimento a indivíduos que tenham deficiência ou não. A abertura do evento acontece a partir das 19h, pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site até hoje (25). O webinário é aberto à participação de todos que tenham interesse no assunto. Haverá emissão de certificado aos inscritos. A programação é composta por palestras, mesas redondas e salas temáticas, que serão realizadas durante a noite da quinta-feira (26) e tarde e noite da sexta-feira (27). Cerca de 90% dos palestrantes são pessoas com deficiência de várias regiões do país, que atuam como professores, pesquisadores, profissionais de diferentes áreas e estudantes.

Na abertura do evento, haverá o lançamento do Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas (PPI), que será implantado nos cursos da Univasf. Em seguida, às 20h, será realizada a mesa redonda sobre o tema “Formação profissional capacitista: e agora?”, com a participação da coordenadora do NAI, Karla Daniele Maciel Luz; da professora de Psicologia das Faculdades Integradas Maria Thereza, Camila Araújo; e da psicóloga Vitória Bernandes, conselheira Nacional de Saúde (CNS) e conselheira estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede/RS).

No segundo dia, as atividades terão início às 13h, com a realização das cinco salas temáticas “Eu preciso de um profissional, e agora? (Com a palavra pessoas com deficiência e familiares)”, nas quais as pessoas com deficiência e seus familiares compartilharão suas vivências com os participantes do evento. Logo depois, às 16h, haverá a palestra sobre “Profissionais com deficiência numa sociedade capacitista”, com a presença do cientista da computação Lucas Radaelli, do revisor de texto braile da Univasf Milton Carvalho, da professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Shirley Vilhalva e do professor da Univasf Marcos de Moraes.

Para finalizar, na noite da sexta-feira (27), o farmacêutico-bioquímico Tarcísio Palhano, professor aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e a farmacêutica e professora da Univasf Deuzilane Muniz Nunes irão ministrar palestra sobre o tema “Pela regulamentação da Prática Profissional Inclusiva no Brasil: Com a palavra Conselho Federal de Farmácia”. A programação detalhada pode ser acessada no site do evento.

O I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas contará com audiodescrição, interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda em tempo real, para que todos os públicos possam acompanhar as discussões. A equipe de tradutores e intérpretes de Libras que irão atuar no evento é composta por: Aliny Yara Silva de Sá, Davi Figueiredo de Lima, Ely Vieira Santos, Getro Barbosa Reis, Lisandra Alves de Sousa, Raquel Lopes de Souza Santos, Stefane Cristina da Silva Souza, Tailane Brito de Souza, Tamires Andrade Souza e Valdir Vieira Ligo. Já a audiodescrição será realizada por Danielle França e Diana Cavalcanti. Mais informações sobre o I Webinário Brasileiro de Práticas Profissionais Inclusivas estão disponíveis no site do evento e no Instagram do NAI.

registrado em: , , , ,