Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) está com inscrições abertas

II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) está com inscrições abertas

Evento acontecerá em julho, no Campus Juazeiro.

publicado: 19/03/2019 11h02 última modificação: 22/03/2019 15h04
Beatriz Granja

Discutir a arte numa perspectiva pedagógica, para a valorização de politicas na formação e atuação de docentes nas redes de ensino. Com este objetivo a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) e o III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes. Com o tema “Transformar para Resistir”, o evento é voltado para estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. O II Conartes acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 6 de julho. As inscrições já estão abertas e seguem até 28 de abril para submissão de trabalhos, e para ouvintes até o dia 30 de junho.

As inscrições são feitas pelo site do II Conartes. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender da graduação do congressista. O comprovante de pagamento deve ser enviado ao email: congressoconartes@gmail.com.

O II Conartes é realizado pelos cursos de Licenciatura em Artes Visuais da Univasf; de Música, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); de Teatro, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Campus Senhor do Bonfim; e de Dança na modalidade EaD, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Este ano, o evento acontece em parceria com o Projeto Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes, que juntos irão promover ações artísticas em suas diversas formas de expressão, incentivando as pesquisas no campo da arte e cultura, nos contextos sociais, históricos e pedagógicos.

A programação é formada por simpósios, mesas redondas, minicursos, lançamento de livros e apresentações culturais. Segundo a coordenadora do Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Univasf, Janedalva Gondim, o evento busca evidenciar as artes como campo de conhecimento importante na formação humana. “É necessário reconhecer que é direito do cidadão brasileiro o acesso a esse conhecimento, por meio de políticas públicas de fomento à pesquisa, produção, circulação e divulgação da arte nos níveis local e nacional. No campo pedagógico, a ideia é consolidar as políticas de formação e atuação docente em Arte em suas modalidades e especificidades na região do semiárido”, afirma.

De acordo com Janedalva, a parceria com o Projeto Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes busca aprofundar discussões na formação de professores de arte na atual conjuntura politica. “A parceria visa estabelecer novas redes colaborativas de pesquisa e experiências acadêmicas na região em diálogo com as questões nacionais e internacionais debatidas pelo Observatório”, diz a professora.