Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II WorkFar debate as perspectivas no uso de psicofármacos

II WorkFar debate as perspectivas no uso de psicofármacos

publicado: 27/07/2017 15h15 última modificação: 27/07/2017 15h15
João Pedro Ramalho
Exibir carrossel de imagens Juciane Aleixo O II Workfar promoveu nove minicursos com temáticas variadas

O II Workfar promoveu nove minicursos com temáticas variadas

As questões de saúde ligadas ao Sistema Nervoso Central (SNC) têm sido objeto de um número crescente de pesquisas nos últimos anos. Nesse contexto, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, desde a última terça-feira (25), o II Workshop Multidisciplinar de Fármacos e Medicamentos (II WorkFar), com o tema “Desafios e perspectivas no desenvolvimento de novos psicofármacos”. Suas atividades acontecem no Campus Sede, em Petrolina (PE), e se estendem até o final da tarde de hoje (27), com mesas redondas, minicursos, conferências e apresentação de trabalhos.

O evento é promovido pela Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos (CAFMA) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), em parceria com a Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PgRNSA) da Univasf e o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF–PE). De acordo com a professora do Colegiado de Farmácia e vice-coordenadora do WorkFar, Pedrita Alves Sampaio, cerca de 250 pessoas estão inscritas, entre graduandos, pós-graduandos e profissionais. A maioria é de Petrolina e Juazeiro (BA), mas também há participantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outras universidades.

Durante as manhãs de ontem (26) e hoje, foram realizados nove minicursos de temáticas variadas, ligadas ao tema principal do Workshop. Um desses minicursos é o de Perícia Criminal, para o qual se inscreveu Talita Barbosa, estudante do 3º período de Medicina da Univasf, atraída também pelo caráter interdisciplinar do evento. “Mesmo que seja voltado à área de Farmácia, é importante que todo mundo participe. E eu escolhi perícia, porque é o tema que está mais próximo da minha área”, contou.

O diretor do CRF-PE, Leandro de Albuquerque Medeiros, ministrou o minicurso sobre “Fitoterápicos e nutracêuticos aplicados ao SNC”. No minicurso, Medeiros falou sobre como determinadas substâncias de origem vegetal, normalmente utilizadas como suplementos nutricionais, podem ser úteis para melhorar o prognóstico ou até prevenir doenças mentais. Além disso, ele destacou a importância do tema do WorkFar no contexto atual. “O evento trata de psicofármacos, substâncias químicas que vão atuar no SNC, melhorando o comportamento ou capacidades cognitivas. E a gente tem que discutir um pouco melhor a questão da saúde mental, porque esse vai ser o grande gargalo entre estar saudável e não estar saudável no mundo contemporâneo”, afirmou Medeiros.

Ele também ressaltou que o apoio do CRF-PE ao Workshop busca cumprir o papel básico do Conselho, que é o de proteção à sociedade. “O conselho visa proteger a partir da fiscalização do exercício profissional. Mas não é só isso. A gente também investe muito em capacitação profissional, porque entende que um farmacêutico mais preparado, capacitado, atualizado, vai entender melhor essa sociedade”, declarou.

De acordo com a professora Pedrita, o Workshop buscou oferecer uma formação prática para os estudantes de graduação e pós-graduação. Ela ressaltou ainda que esta edição do evento contou com uma participação muito positiva dos estudantes, que participaram de todas as atividades promovidas durante o II WorkFar.