Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o I Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco

publicado: 28/08/2018 11h33 última modificação: 28/08/2018 11h33
Jaislane Ribeiro

Os Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizarão, de 5 a 7 de novembro, o I Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF). O evento acontecerá no Campus Sede, em Petrolina (PE), e contará com a participação de 44 palestrantes. As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir de hoje (28). O prazo para submissão de trabalhos vai até 28 de setembro.

O congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais e pesquisadores das áreas de saúde, educação, meio ambiente, ciências sociais e à comunidade em geral. Os interessados em participar, devem realizar a inscrição através do site do evento. As vagas são limitadas. O intuito do evento é discutir as condições de saúde e a qualidade de vida de diversas populações e a teoria das representações sociais.

A programação contará com oficinas, mesas redondas, apresentação de trabalhos, lançamento e sorteio de livros, palestras, cine debate, intervenção e atividade física, fórum, ações de cuidados com os participantes durante o evento, ações de inclusão e atividades culturais. Também haverá a prestação de serviços básicos de atenção e cuidado à saúde, como aferição da pressão arterial, orientação sobre execução de atividade física e a utilização de medicamentos, teste rápido de HIV, vacinação, distribuição de preservativo, avaliação antropométrica e de flexibilidade, plantão psicológico, orientação sobre cuidados à saúde e outros.

Os serviços básicos serão realizados por estudantes dos cursos de Educação Física, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Farmácia da Univasf, discentes de Fisioterapia e Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE) e profissionais da Secretária Municipal de Saúde de Petrolina. As atividades são destinadas aos participantes do congresso.

Trabalhos científicos - A submissão de trabalhos poderá ocorrer em duas categorias: oral e pôster, divididas em dez eixos temáticos: Qualidade de vida (QV) e saúde; Atividade física relacionada à Saúde e à QV; Representações sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar; Cuidados com a saúde; Representações Sociais em seus diversos olhares; Processos Psicossociais e subjetividades contemporâneas; Corpo e ciberepresentações; Saúde, sociedade, ambiente e QV; Ações representacionais, pedagógicas e socioculturais da Educação Física e Metodologias inovadoras integradas em ambiente e QV.

Os interessados em submeter trabalhos deverão encaminhar os resumos para o e-mail cientificacirsqvasf@hotmail.com, indicando o eixo temático escolhido e a modalidade de apresentação, até 28 de setembro. Para mais informações, acesse o site do I CIRSQVASF.