Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Enem 2020 terão início na próxima segunda-feira (11)

Inscrições para o Enem 2020 terão início na próxima segunda-feira (11)

publicado: 05/05/2020 16h30 última modificação: 05/05/2020 16h30
Layla Shasta

Estudantes que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deverão se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (11), para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O exame é a primeira etapa do processo seletivo para ingressar em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país e estará com inscrições abertas até o dia 22 de maio. Este ano, pela primeira vez, o Enem poderá ser feito em formato digital e terá, também, mudanças nas regras de isenção da taxa de inscrição.

Os interessados devem se inscrever no Enem 2020 pela Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até 28 de maio. Devido à pandemia de Covid-19, todos os participantes que atendam aos critérios especificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) serão contemplados com a gratuidade da prova, mesmo que não tenham feito o pedido formal de isenção. A nova regra de isenção da taxa vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, também, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. No site do Inep é possível encontrar os critérios para que o aluno não pague o valor da inscrição.

Ao se inscrever, o estudante deverá indicar se deseja fazer a prova impressa ou via computador. Poderão fazer o Enem Digital estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano. Além disso, ao todo, há 100 mil vagas disponíveis, que serão preenchidas em ordem de inscrição. Cento e dez cidades terão aplicação digital do Enem, entre elas, todo o município de Petrolina (PE), sede da Univasf. A aplicação do exame impresso está prevista para os dias 1º e 8 de novembro, enquanto a versão virtual deverá ser realizada nas datas 22 e 29 do mesmo mês. Mais informações sobre as provas, conteúdos e o cronograma completo podem ser encontradas nos Editais do Enem.

Graduação na Univasf – A Univasf possui 30 cursos presenciais de graduação, que são ofertados em sete campi, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI); e cinco cursos de graduação na modalidade EAD, ofertados em mais de 30 polos nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. No último semestre, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade ofertou 1.610 vagas para a graduação. Para obter mais informações sobre os cursos presenciais e a distância e as formas de ingresso na Univasf acesse o Portal do Processo Seletivo e a página da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).

registrado em: ,