Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IX Semana Farmacêutica da Univasf acontece no período de 19 a 22 de janeiro

IX Semana Farmacêutica da Univasf acontece no período de 19 a 22 de janeiro

publicado: 04/01/2022 14h39 última modificação: 04/01/2022 14h39
Júlia R. Mendes

Apresentar novas perspectivas para os acadêmicos de farmácia e de outras áreas. Esse é o objetivo da IX edição da Semana Farmacêutica, organizada pelos discentes do Centro Acadêmico de Farmácia (CAF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que tem como tema “Farmácia plural – um mundo de possibilidades”, irá acontecer de forma virtual, de 19 a 21 de janeiro, das 18h às 22h, e no dia 22, das 8h às 10h. A programação irá contar com palestras, mesas redondas e minicursos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 18 de janeiro.

Estudantes e profissionais do curso de farmácia, e demais áreas que tenham interesse em participar, podem realizar as inscrições pelo site do evento. Neste lote, com 37 vagas, será cobrada uma taxa de R$ 12,50 até o dia 10 de janeiro. Após essa data será aberto um novo lote com um reajuste na taxa. Os inscritos irão receber as orientações para acompanhar as atividades via e-mail. Dentre os tópicos abordados nas palestras e mesas redondas, estão “O uso de mídias sociais na divulgação científica”, “Desmistificando a consulta e prescrição farmacêutica”, “Empreendedorismo farmacêutico” e muito mais.

O último dia de evento é destinado à realização dos minicursos, que serão feitos pelo Google Meet, sendo eles “Bioquímica: aspectos bioquímicos na diabetes mellitus”, ministrado pelo biomédico Tiago Araújo; “Atualizações sobre o uso terapêutico de cannabis”, com o farmacêutico Pedro Modesto; “Cuidado farmacêutico no tratamento de transtornos mentais”, ministrado pelo farmacêutico Dalmare Anderson; e “Orientação farmacêutica sobre intoxicação causada por psicofármacos”, com o farmacêutico Fernando Vanraj.

De acordo com Antônio Cabral Neto, diretor de eventos do CAF, a semana contribui para que ocorra uma desmistificação quanto à atuação do profissional farmacêutico. “É de fundamental importância mostrar o quanto esse universo é amplo e o quanto as atividades do farmacêutico perpassam por diversos espaços no nosso dia a dia, como em restaurantes, farmácias veterinárias e redes sociais, atuando sempre na expectativa de promover saúde e qualidade de vida à população em geral”, destaca.

A Semana Farmacêutica era realizada de forma anual presencialmente, com palestras, minicursos, mesas redondas, exposição de trabalhos e outras atividades. Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento foi adaptado para a forma remota. Mais informações sobre a edição deste ano podem ser encontradas no Instagram e site do evento.