Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Tecnologia 3D (Labtec-3d) será implantado por Lócus de Inovação em Saúde da Univasf

publicado: 19/09/2022 10h52 última modificação: 19/09/2022 10h52
Renata Freitas

A impressão em três dimensões (3D) de peças anatômicas customizadas para uso em pacientes vítimas de lesões traumato-ortopédicas ou para auxiliar a discussão de procedimentos cirúrgicos complexos antes da cirurgia em breve se tornará realidade no Vale do São Francisco. O Laboratório de Tecnologia 3D (Labtec-3d) será implantado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na Policlínica do Hospital Universitário (HU-Univasf), no âmbito das ações do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina-PE. O projeto conta com recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio do Edital Nº 11/2022 – Fronteiras da Inovação - Avanços para o conhecimento global.

A iniciativa visa aplicar a tecnologia 3D à área de saúde, incorporando mais uma ferramenta de alta tecnologia ao diagnóstico e procedimentos médicos realizados na região. Coordenado pelo professor Ricardo Santana de Lima, do Colegiado de Medicina (CMED) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), o projeto terá duração de três anos e receberá cerca de R$ 346 mil em recursos.

O Labtec-3d integra as atividades do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina-PE, que por sua vez é coordenado pelo professor Thiago Magalhães Amaral, do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Juazeiro, e contará com o HU-Univasf, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como instituição parceira. Também participarão outros parceiros do Lócus, entre os quais a Faculdade de Petrolina (Facape), o Hospital Dom Tomás e o Instituto de Olhos. A iniciativa terá a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Univasf.

O Laboratório de Tecnologia 3D será constituído por duas impressoras 3D que inicialmente possibilitarão a prototipagem de peças voltadas às áreas de traumato-ortopedia, cirurgia buco-maxilo facial, cirurgia vascular e neurocirurgia. “Será o primeiro Laboratório de Tecnologia 3D em Saúde do interior do estado de Pernambuco e contribuirá para fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico do Vale do São Francisco no setor da saúde”, diz o professor Ricardo Lima.

Ele ressalta que além de permitir a impressão de protótipos e modelos 3D poliméricos ou em bioresina, materiais mais utilizados atualmente, será possível desenvolver novos materiais a serem utilizados futuramente como substitutos ósseos e coberturas de lesão em pele, entre outras aplicações. “Poderemos também melhorar as ações de ensino e pesquisa científica nos cursos de graduação e pós-graduação da Univasf. São muitas as possibilidades que o Labtec-3d irá proporcionar”, afirma.  A expectativa é que a implantação do laboratório tenha início no primeiro semestre de 2023, com a aquisição dos primeiros equipamentos e a realização do treinamento da equipe de pesquisadores que irá atuar no Labtec-3d.