Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Astrobiologia da Univasf está com inscrições abertas para integrantes da equipe

publicado: 19/05/2021 11h09 última modificação: 19/05/2021 11h09
Júlia R. Mendes

A Liga Acadêmica (LA) de Astrobiologia (Lastrobio) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para membros efetivos. Nesta seleção, há 15 vagas disponíveis para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Geografia, Engenharias, Química, Artes Visuais e Ciências Sociais da Instituição. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio por formulário on-line.

O processo de seleção irá avaliar os candidatos de acordo com os interesses apresentados no formulário de inscrição. O estudante interessado deve ter disponibilidade de seis horas semanais para exercer as atividades da Lastrobio e não pode estar participando de nenhuma outra Liga Acadêmica, além de ter disponibilidade para reuniões semanais à noite. O membro receberá certificação, sendo necessária a frequência de 75% em reuniões científicas semanais durante o período letivo.

O presidente da Lastrobio, o estudante de Ciências Biológicas Ludwig Nunes, conta que o objetivo da Liga é promover ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à astrobiologia. “O candidato deve ter muito interesse e ânimo para estudar o assunto, que é uma área pouco estudada e disseminada aqui no Brasil”, pontua Nunes.

Inicialmente, a Liga terá um período focado no estudo coletivo da astrobiologia, por meio de livros, artigos e aulas de professores convidados. Após esse período, serão desenvolvidos seminários e/ou minicursos para a comunidade interna e externa, além do desenvolvimento de pesquisas. O resultado da seleção será divulgado em até 48h, como consta no edital, após o encerramento das inscrições. Os candidatos classificados serão informados individualmente via WhatsApp.

Ligas Acadêmicas – São associações científicas sem fins lucrativos com o objetivo de expandir o conhecimento dos participantes. As Ligas são formadas e administradas somente por estudantes que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação e docentes da Univasf. Vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), as LAs realizam atividades extraclasse, voltadas à saúde, educação e pesquisa, estreitando laços entre a Universidade e a comunidade. Mais informações sobre as LAs estão disponíveis no site da Proex.