Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Dermatologia da Univasf lança podcast sobre saúde e bem-estar

Liga Acadêmica de Dermatologia da Univasf lança podcast sobre saúde e bem-estar

publicado: 03/09/2021 14h58 última modificação: 03/09/2021 14h58
Júlia R. Mendes

Quer saber mais sobre saúde, bem-estar e dermatologia? A fim de promover um canal de comunicação para tratar sobre esses assuntos, a Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o podcast “Além da pele”. Nos episódios serão discutidos temas relacionados aos problemas de saúde mais comuns na área da dermatologia. O primeiro episódio do podcast já está disponível e tem como tema “Essa mancha é um melanoma?”, que aborda o câncer de pele.

O convidado do primeiro episódio é o dermatologista, professor da Univasf e coordenador da Liga Acadêmica (LA), Itamar Santos. Durante cerca de sete minutos, Santos e os estudantes do curso de Medicina, que compõem a Laderme, explicam a definição de melanoma, os sinais de alerta, características principais e como são feitos o tratamento e a prevenção. O podcast, que lançará novos episódios a cada três semanas, está disponível gratuitamente nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker e RadioPublic. O próximo “Além da Pele” irá abordar o tema Hanseníase e está previsto para ser lançado na próxima semana.

Segundo a presidente da Laderme, a estudante de Medicina Cleusa Andrade, a ideia do podcast surgiu diante da facilidade para disseminar conhecimento pelas tecnologias de comunicação, sobretudo em um cenário de distanciamento social. “Enxergando essa possibilidade, surgiu como iniciativa dos estudantes da Laderme, a idealização desse projeto, que tem como objetivo gerar um conhecimento de qualidade na área da saúde dermatológica”, ressalta.

Cleusa também destaca que, considerando a pandemia de Covid-19, a disseminação de um conhecimento de qualidade em saúde é essencial para a construção de uma educação em saúde de forma prolongada. “É de extrema importância a criação de ações extensionistas que levem o conhecimento universitário ao alcance da comunidade, permitindo sua participação e interação”.

Projeto que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Laderme foi fundada em 2017 e tem como principal enfoque a saúde pública e áreas do saber da dermatologia. Atualmente, a liga é composta por oito estudantes do curso de Medicina. Os ligantes, como são chamados os componentes, participam de aulas, eventos, práticas e produções científicas. Mais informações sobre a Laderme e suas atividades estão disponíveis no Instagram.