Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Medicina cria série de vídeos animados sobre novo coronavírus

Liga Acadêmica de Medicina cria série de vídeos animados sobre novo coronavírus

publicado: 06/08/2020 16h57 última modificação: 06/08/2020 16h57
Layla Shasta

Vídeos lúdicos, repletos de desenhos, animações gráficas e o mais importante: informação para promoção à saúde da comunidade. Assim são os conteúdos audiovisuais produzidos pela Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia (Laneu) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que possuem o objetivo de fornecer dados seguros sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários para a prevenção à Covid-19. Os vídeos são produzidos semanalmente e publicados através do Instagram da Liga, que é formada por estudantes do curso de Medicina do Campus Paulo Afonso (BA).

No perfil da Laneu no Instagram estão disponíveis, até o momento, cinco vídeos informativos sobre os temas: cuidados com a casa durante a pandemia, a importância dos testes para Covid-19, como lidar com a flexibilização das medidas de isolamento social, saúde mental e proteção dos idosos. O conteúdo das produções é baseado nas principais dúvidas e novidades que circulam na internet ao longo de cada semana e busca contribuir com a educação em saúde, além de promover um espaço para reflexão sobre a pandemia e esclarecer as dúvidas da comunidade, especialmente aquelas geradas pelo compartilhamento de notícias falsas.

O processo de elaboração dos vídeos consiste em quatro etapas. Primeiramente, é realizada a seleção de referências confiáveis sobre o tema a ser abordado na produção, como cartilhas e manuais do Ministério da Saúde, depois é feito o script do vídeo, seguido da gravação da narração e a edição do material, trabalhado em três diferentes programas de computador. De acordo com o gerente de ensino da Laneu e estudante de Medicina Adson Santos, os produtos têm recebido retornos positivos da comunidade externa e interna. “Como esses vídeos animados não são tão comuns, as pessoas acham legal, prendem a atenção ao assistir. Até professores estão compartilhando em suas redes sociais e outros grupos também adotaram esse tipo de vídeo para disseminar educação em saúde”, afirma.

Segundo a coordenadora da Liga Acadêmica, professora Adirlene Tenório, a importância da confecção dos vídeos pelos discentes da Liga está em levar informações para a população de maneira simples, educando para evitar a disseminação do novo coronavírus. “A série relembra a população, nesse tempo tão longo de confinamento, da relevância de mantermos o isolamento social, cuidados de higiene, uso de máscaras e proteção dos grupos de risco, conscientizando sobre o nosso papel individual e coletivo neste processo”, diz.